In Loco ensina a usar recursos locais para criar produtos de Ecoturismo

No dia 10 de Maio

A associação In Loco vai ensinar a “Criar produtos de Ecoturismo com recursos locais”, numa ação de capacitação que vai ter lugar no dia 10 de Maio, entre as 9h00 e as 18h30, nas instalações da NEXTIN, o espaço de trabalho colaborativo da In Loco, situado na Avenida da Liberdade, nº 101, em São Brás de Alportel.

Esta oficina de formação «pretende mudar a mente e preparar as mãos para a transição para um novo modelo de turismo na região», segundo a In Loco.

O curso será dinamizado por Pedro Morais, consultor e formador em ecoturismo e sustentabilidade com formação superior em agricultura, educação e ecologia. Foi durante mais de uma década docente da licenciatura e do mestrado em Ecoturismo e realizou a sua tese de doutoramento sobre a componente educativa do ecoturismo.

«Para alcançar um resultado mais eficaz, esta oficina foi desenhada em B-Learning. Ou seja, para além do dia de formação presencial, inclui também o desenvolvimento de atividades à distância, antes e depois do dia 10», acrescentou a associação.

Desta forma, os promotores esperam que os participantes possam «adquirir as ferramentas base para a criação de novos produtos de ecoturismo», bem como «entender como implementar formas mais sustentáveis de turismo».

Ensinar os formandos a «identificar novos recursos locais com potencial turístico» e dar-lhes «competências para desenhar e implementar num dado território novos produtos de ecoturismo» são outros dos objetivos da ação.

“O levantamento e identificação de recursos turísticos”, “Princípios, estratégias e ferramentas para o ecoturismo”, “Da identificação de recursos ao produto turístico”, “Delinear novos produtos de ecoturismo”, “Ferramentas para valorizar recursos turísticos locais” e “Plano de criação de novos produtos de Ecoturismo” são conteúdos da formação salientados pela In Loco.

«Esperam-se participantes de todo o Algarve e do Baixo Alentejo, em particular agentes turísticos, técnicos de turismo de autarquias e de associações locais, futuros empreendedores em ecoturismo, estudantes de turismo e todos os interessados em contribuir para uma maior sustentabilidade do turismo», antecipou a In Loco.

A inscrição pode ser realizada até ao dia 20 de Abril, preenchendo o formulário disponível neste link.

 

 



Comentários

pub