Festival que vai apoiar profissionais da cultura algarvios já tem o cartaz fechado

O festival “Algarve é união” junta artistas de diversas áreas

Já está fechado cartaz do Festival “Algarve é União”, uma iniciativa solidária para com os profissionais da cultura que vai decorrer online nos dias 8 e 9 de Maio.

O programa da iniciativa contempla 16 espetáculos, que serão transmitidos em direto aqui, e junta música, teatro, poesia, stand-up comedy e dança.

«São dois dias em que várias artes se unem em prol de uma causa solidária, com o objetivo de apoiar os profissionais da cultura, através da angariação de fundos, de bens de primeira necessidade e de bens alimentares não perecíveis, ao mesmo tempo que lhes “dá palco” novamente», segundo a União Audiovisual, que organiza o evento.

No dia 8, um sábado, a partir das 14h00, subirão ao palco a Academia de Dança do Algarve, Urban Xpression, As Histórias da Rosa Curiosa, VATe, Mákina de Cena, Plasticine, The Black Teddys, Fuza Flowz, Daniel Kemish, Dj Deelight e Bubba Brothers.

A 9 de Maio, o público pode contar com as atuações de Leon Baldesberger, Gaveta da Pedra, Kilavra, Macadamia Acoustic experience, Nanook, Stone Breaker, 8000 Comedy Show, LUM e Teresa Aleixo, com os espetáculos a começar à mesma hora.

O encerramento do festival é feito por Wilson Honrado, numa atuação marcada para as 22h00, acompanhada pela performance visual de Vj Draft, que também marca presença nos sets de Dj Deelight e de Bubba Brothers.

«Para além dos artistas que sobem ao palco, são muitos os técnicos que marcam presença neste “Algarve é União”, um evento que é realizado também para estes profissionais, mas que, acima de tudo, só é possível, pelo trabalho único que realizam», acrescentou a organização.

Além disso, há nomes bem conhecidos do setor cultural que se assumem como embaixadores desta causa, nomeadamente Viviane, Luís Vicente, Eliseu Correia, SEN, Môçe dum Cabréste, Tim, Fernando Júdice, Wilson Honrado, entre muitos outros.

O acesso ao festival é gratuito, mas quem quiser pode contribuir (mínimo 1 euro) para a causa solidária que inspira o evento, através deste link.

Outra forma de ajudar é em géneros. Nos dias em que acontece o festival e na semana em que acontece, também vai ser possível contribuir com a entrega de bens alimentares não perecíveis e bens de primeira necessidade, em diferentes pontos do Algarve (ver a lista abaixo).

Tudo o que for angariado reverte inteiramente a favor da União Audiovisual, que tem dinamizado a ajuda alimentar (e não só) a profissionais do setor alimentar neste período de crise motivado pela pandemia.

Segundo Inês Sales, da União Audiovisual, foi com «muita vontade em apoiar os profissionais do sector cultural e em dar-lhes voz, que mais uma vez a União Audiovisual se organizou e produziu, um evento cultural dando visibilidade a artistas algarvios de diversas áreas artísticas como o teatro, a dança, a poesia, a música e o stand up comedy».

Segundo a responsável pela comunicação da União Audiovisual, «o maior apoio que poderemos dar a estes artistas e técnicos, para além dos alimentos e dos bens de primeira necessidade, são as palmas, é a presença e os sorrisos de os recebermos de braços abertos, onde eles mais amam estar… num palco!».

 

Pontos de recolha de bens alimentares e de primeira necessidade:

– Associação Recreativa e Cultural de Músicos – Faro: dia 5 de Maio, entre as 10h00 e as 19h00; dias 8 e 9, entre as 9h00 e as 18h00 (inclusive bens alimentares perecíveis).

– Associação Cultural Re-Criativa República 14 – Olhão: dia 5 de Maio, entre as 10h00 e as 14h00; dia 7, entre as 17h30 e as 23h00; dias 8 e 9, entre as 10h00 e as 23h00

– ETIC_Algarve – Faro: dias 8 e 9 de Maio, entre as 9h00 e as 18h00

– Postos de Turismo da Região de Turismo do Algarve – Faro, São Brás, Olhão e Loulé: de 3 a 9 de Maio, entre as 9h00 e as 18h00

 

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro, Associação Recreativa e Cultural de Músicos e Direção Regional de Cultura do Algarve, entre outros.

 

 

 



Comentários

pub