Faro renova apoio ao barco-ambulância Ria Solidária

O barco-ambulância da Ria Formosa faz, em média, cerca de 180 evacuações por ano

A Câmara de Faro aprovou a renovação do apoio à embarcação Ria Solidária, a “ambulância” dos núcleos habitacionais das ilhas-barreira da Ria Formosa.

A autarquia farense vai renovar o protocolo «entre Câmaras de Faro e Olhão, INEM e Autoridade Marítima Nacional permite operacionalização e sustentabilidade de embarcação que presta socorro às populações das ilhas barreira da Ria Formosa».

«Com a prorrogação deste protocolo, assinado em 2018, os Municípios de Faro e Olhão, bem como o INEM, continuam a contribuir com um apoio de 7 mil euros, num total de 21 mil euros anuais, para despesas de manutenção e operacionalização desta embarcação, que foi construída pelo Governo Civil de Faro em 2007 e entregue pela Autoridade Nacional de Proteção Civil à Autoridade Marítima Nacional (AMN) em 2013», resumiu a Câmara de Faro.

Operado pela AMN a partir da Estação Salva Vidas de Olhão, esta embarcação «tem como missão servir, de modo regular, as populações dos núcleos da ilha da Culatra, no concelho de Faro, e das ilhas da Fuseta e Armona, no concelho de Olhão, através do transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida face à inacessibilidade por outros meios com as condições adequadas».

Atualmente, este barco ambulância regista uma média de 180 evacuações por ano.

«Com a continuidade deste protocolo, o município de Faro e os restantes parceiros continuam a partilhar as despesas de operação e sustentação da embarcação e o INEM vê aumentada a sua capacidade de assistência pré-hospitalar às populações destas ilhas», acrescentou a autarquia farense.

A Câmara de Faro congratula-se «com a continuidade de um protocolo que permite a garantia de um serviço público às populações das ilhas barreira, em termos de prestação de socorro, uma vez que o direito à saúde deve ser concedido a todos os cidadãos».

 

 



Comentários

pub