Faro pede empréstimo de 5,9 milhões para nova escola e conclusão da Av. Mário Lyster Franco

Empréstimo terá prazo máximo de 20 anos

Futura Escola EB1 Afonso III

O Município de Faro vai pedir um empréstimo bancário de cerca de 5,9 milhões de euros, para investir na construção da Escola EB1 Afonso III e na conclusão da Avenida Mário Lyster Franco, na zona da Lejana.

A decisão foi aprovada pelo executivo camarário em reunião no dia 19 de Abril, sendo que serão consultadas «várias instituições financeiras para contratação de um empréstimo com prazo máximo de 20 anos».

Esta é a «modalidade considerada economicamente mais vantajosa por força das boas condições que são oferecidas atualmente ao município pelo mercado bancário», realça a autarquia.

A construção da nova escola EB1 Afonso III tem um custo estimado de 2,6 milhões de euros e a conclusão da Avenida Mário Lyster Franco, na zona da Lejana, tem um valor global de 3,3 milhões de euros.

A obra da Escola EB1 Afonso III, vai contemplar a construção de três salas do pré-escolar e oito salas do 1.º ciclo, correspondendo «a mais um esforço da autarquia para modernizar e alargar a oferta educativa no ensino básico e pré-primário».

O outro «grande investimento» é a conclusão da Avenida Mário Lyster Franco, «uma intervenção que vai garantir uma melhoria significativa das acessibilidades e fluidez nas vias de comunicação da cidade de Faro e que se integra no grande projeto municipal de ligação rodoviária exterior, designado por 3ª circular».

Do valor total previsto para a conclusão da avenida, 870 mil euros serão investidos na aquisição de terrenos.

«Com mais este conjunto de investimentos, o Município de Faro prossegue o esforço para melhoria do espaço público do concelho, patente num conjunto de intervenções que têm sido lançadas e realizadas e que se traduzirão no incremento da qualidade de vida das atuais gerações e das vindouras. A proposta segue agora para a Assembleia Municipal, para deliberação no próximo dia 28», conclui a Câmara Municipal.

 



Comentários

pub