Eurocidade do Guadiana celebra Dia da Europa

A iniciativa vai decorrer nos dias 6 e 7 de Maio, com transmissão online

A Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte, vai celebrar o Dia da Europa, nos dias 6 e 7 de Maio, com várias iniciativas online, tendo o intuito de «recordar os valores e benefícios de pertencer à União Europeia».

Esta celebração terá um «intenso programa de manifestações institucionais, culturais, desportivas e profissionais» através de «reportagens audiovisuais, entrevistas e encontros participativos na área do turismo».

«Desde a adesão de Espanha e Portugal à UE, temos facilidades como a partilha de moeda, melhores serviços e infraestruturas, bolsas de mobilidade estudantil ou laboral, entre muitas outras oportunidades de desenvolvimento. Através destas celebrações queremos partilhar ainda mais os dois lados do Guadiana, conhecer-nos, saber o que estão a fazer os nossos cidadãos, as nossas empresas, os nossos artistas», diz Remédio Sánchez, representante da Eurocidade do Guadiana.

Os atos comemorativos terão início no dia 6 de Maio, através de uma gala online, onde haverá intervenções musicais dos artistas Susana Travassos (em representação de Vila Real de Santo António) e da dupla de rappers “Energía MAKO & AKIRA Est.” (em representação de Ayamonte).

Durante a gala será também apresentado o livro “Poética na Eurociudad do Guadiana”, bem como anunciados os vencedores do 1º Prémio de Cooperação Transfronteiriça.

Existirão, no dia 7 de Maio, atos institucionais nos três concelhos onde, «ao tradicional hasteamento da bandeira europeia e aos discursos institucionais, será acrescentada uma leitura poética musicalizada à porta de cada Câmara Municipal». Estes eventos serão transmitidos através das páginas de Facebook de cada município.

Esta celebração terá ainda a apresentação do Ciclo de Atividades Desportivas e do Fórum Anual de Turismo Transfronteiriço.

O cartaz desta edição tem autoria do castromarinense Elias Gato, sendo «uma obra única» de apenas 9 exemplares, diferentes entre si pois «são feitos com impressão tradicional numa pequena oficina artesanal em San Bartolomeu».

Toda a equipa da Eurocidade do Guadiana está envolvida na organização deste evento, incluído entre as atividades previstas no Projeto EuroGuadiana 2020, financiado por União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP).

 

 



Comentários

pub