Escultura na vila da Luz homenageia atleta Matthias Sandeck, falecido em 2019

Escultura foi instalada no miradouro da Prainha

Uma escultura em homenagem a Matthias Sandeck, jovem algarvio que morreu, em 2019, quando participava numa prova de pesca submarina, na Dinamarca, foi instalada, na passada sexta-feira, no miradouro da Prainha, na vila da Luz. A obra é da autoria da artista lacobrigense Rita Pereira.

Matthias Sandeck, que tinha dupla nacionalidade (portuguesa e alemã) e residia no concelho de Lagos, desde os cinco meses, integrava a Seleção Nacional de Pesca Submarina, tendo falecido, aos 31 anos, quando participava no XXXII Campeonato Euro-Africano na Dinamarca.

«Um grave acidente ocorrido ao segundo dia de competição, no dia 8 de Setembro de 2019, viria a provocar a morte deste jovem atleta, uma partida prematura que abalou profundamente amigos e família», lembra a Câmara de Lagos.

A escultura em pedra calcária, feita em sua homenagem e doada ao município, representa, segundo Rita Pereira, a sua criadora, «a descida ao fundo do mar, uma dança entre a vida e a morte».

Já os dois elementos no topo da escultura «representam as barbatanas num movimento congelado e eternizado. Onde o existir e o deixar de existir se encontram, coexistindo aqui e fazendo parte do mesmo universo».

A peça foi instalada no miradouro da “Prainha” (junto à rampa dos pescadores) na Praia e Vila da Luz, «tendo igualmente como objetivo a qualificação do espaço público», realça a Câmara de LAgos.

«A instalação foi acompanhada por familiares e pelo grupo de amigos próximos de Matthias Sandeck que fizeram questão de testemunhar o momento», conclui a autarquia.

Sobre a autora:

Rita Pereira, mais conhecida por “RoMP” (Rita os meus Pés), é licenciada em Design de Equipamento pela FBAUL e Mestre em Design de Produto pela ASAD.CR. Realizou trabalhos em parceria com o Studio Astolfi, onde criou objetos em pedra para a montra da loja Hermès Lisboa.

Desenhou mobiliário para a nova marca MANTA, apresentada durante a Maison et Objet Paris, em 2017. Em 2018 participou como escultora no 5.º Simposio Internazional di Scultura di Vitulano (Itália), o seu primeiro simpósio onde realizou a escultura intitulada de “Aparição”. Em 2019 realizou a sua primeira escultura pública, inserida no projeto Lugares de Globalização, exposta na vila de Monchique com o título “Árvore Monumental”. É artista residente do LAC – Laboratório de Artes Criativas, em Lagos.

 

 



Comentários

pub