Escolas de Castro Marim vão ter refeições mais saudáveis

Autarquia contratou serviços de nutrição

A Câmara de Castro Marim vai contratar «serviços especializados de nutrição» para as escolas do concelho, com o objetivo de «promover a adoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, num processo de reaprendizagem alimentar», segundo a autarquia.

Com esta medida, «pretende-se conseguir promover uma alimentação saborosa, mas mais saudável e acessível e que se articule com um maior respeito pelos produtos endógenos e por produtos de circuitos curtos».

«Para tal, os procedimentos administrativos serão realizados por lotes, permitindo a diversificação de fornecimentos através de pequenos produtores. Além de construir, avaliar e/ou validar as ementas das escolas, estes serviços de nutrição serão também responsáveis pela promoção de palestras e ações escola que promovam a repercussão destas medidas agora realizadas no meio escolar», acrescentou a Câmara de Castro Marim.

Anteriormente, o município de Castro Marim «já tinha implementado mais criterioso processo da seleção dos alimentos, privilegiando a origem de produção nacional e regional e alimentos menos processados e aditivados. Foi também dada formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, permitindo a sensibilização e a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que facilitam as suas tarefas diárias e contribuem para um conceito de cozinha natural».

A saúde «tem sido uma das prioridades das políticas municipais», com a autarquia castromarinense a desenvolver «o 1º Programa Municipal de Combate à Obesidade, que engloba o desporto, a nutrição e a psicologia, além da articulação com o médico de família de cada utente e da promoção de iniciativas de caráter pedagógico».

«No âmbito das suas políticas desportivas e de saúde, o Município de Castro Marim tem-se destacado também pelo programa “Põe-te em Forma”, pelo programa “Ao ritmo dos 60”, infelizmente suspendidos pelas medidas de combate à pandemia Covid-19, mas cujo recomeço se planeia para breve», concluiu a Câmara.

 



Comentários

pub