Empresa algarvia lança-se na corrida espacial

Nos próximos dois anos, a “LS-Engenharia Geográfica”, receberá apoio técnico e financeiro

Chama-se “LS Engenharia Geográfica” e é uma empresa algarvia que recentemente assinou contrato com a Agência Espacial Europeia (ESA) para o desenvolvimento de projetos no âmbito da engenharia geoespacial, nos próximos dois anos.

À semelhança da NASA, nos Estados Unidos da América, a ESA é uma organização intergovernamental constituída por 22 Estados-Membros.

Esta agência europeia, com um orçamento anual de 6,70 biliões de euros, dedica-se à exploração espacial, constituindo-se como porta de acesso da Europa ao espaço e tendo como missão, planear o desenvolvimento das suas capacidades, assegurando que o investimento no espaço continua a trazer benefícios para os cidadãos europeus.

A ESA trabalha em estreita colaboração com organizações espaciais não europeias.

A “LS-Engenharia Geográfica” foi uma das empresas europeias selecionadas no final de 2020, no âmbito do ESA Space Solutions, um programa de apoio ao desenvolvimento e crescimento de startups conectadas às tecnologias geo-espaciais.

A “LS-Engenharia Geográfica”, com sede em Faro, é especializada na produção de cartografia digital, com foco na proteção ambiental terrestre e marítima, e desde 2019, além das parcerias estabelecidas com universidades, realizou investimentos nas áreas da investigação científica e tecnológica, tornando-se pioneira na Península Ibérica, na criação de novos serviços de observação terrestre com recurso a satélites.

Nos próximos dois anos, a “LS-Engenharia Geográfica”, receberá apoio técnico e financeiro da ESA para o desenvolvimento de serviços de observação terrestre, a nível global, um dos quais prevê a criação de software e sistemas de informação hidrográfica específicos para o estudo de faixas costeiras e apoio à navegação marítima em zonas não cobertas por cartografia náutica oficial.

De resto, este tipo de programas além de promover a relação empresarial entre as startups premiadas, vai fomentar a transferência de tecnologias e capital para a nossa região, catapultando-a além fronteiras, ao nível mais alto da engenharia.

 

 



Comentários

pub