Empresa algarvia coorganiza conferência internacional sobre “Turismo mais Sustentável e Social na Europa”

Proactivetur junta-se a organizações de França, Sardenha, Áustria e Alemanha na organização

A recentemente criada Rede Europeia de Turismo Sustentável (European Network for Sustainable Travel) promove, no próximo dia 21 de Abril, a partir das 9h00, uma conferência online sobre “O Turismo mais Sustentável e Social na Europa”.

A iniciativa conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal e aproveita o facto de Portugal presidir atualmente à União Europeia e 2021 ser o Ano Europeu do Comboio (European Year of Rail), declarado em finais de 2020 pelo Parlamento Europeu.

A conferência, que será transmitida online, podendo ser acompanhada em direto clicando aqui, é organizada por cinco empresas de toda a Europa, nomeadamente a algarvia Proactivetur.

Esta iniciativa «surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não apenas derivadas da difícil situação que esta atividade enfrenta hoje face ao impacto da Covid-19, mas também por todas as questões relacionadas com o combate às alterações climáticas, à redução da perda de biodiversidade, do fomento da economia circular, da coesão territorial ou na relação harmoniosa com as comunidades residentes», explicam os organizadores.

Na conferência, participarão responsáveis europeus pelas pastas do turismo e da mobilidade, investigadores e especialistas de várias universidades e institutos, bem como numerosos profissionais do turismo.

Três temas centrais irão ser abordados nesta conferência: O Turismo Sustentável no espaço europeu e as estratégias para o seu fomento e reconhecimento; O Ano Europeu do Comboio, as oportunidades para o fomento das viagens por este meio de transporte e a redução da peugada carbónica; e O valor da Cultura para o Turismo Sustentável;

A iniciativa conta com a parceria do Turismo de Portugal e é promovida internacionalmente pelo conjunto de operadores que compõem esta rede europeia, reunindo atualmente mais de 40 empresas de diferentes países, nomeadamente França, Itália, Alemanha, Áustria ou Portugal.

A European Network for Sustainable Travel visa criar sinergias entre os pequenos operadores turísticos europeus e outros agentes dedicados a esta temática, com o objetivo de «fortalecer a sua mensagem no espaço europeu sobre a necessidade de se promover um turismo mais resiliente e responsável do ponto de vista ambiental, social e cultural».

O programa detalhado do evento pode ser consultado clicando aqui

Dia: 21 de Abril 2021
Hora: 09.00 – 12h30
Organização: Rede Europeia de Turismo Sustentável
Parceiro e apoio institucional: Turismo de Portugal

 

Conheça a equipa organizadora:

Les oiseaux de passage
Tanto um guia de viagens online quanto um site de reservas, Les oiseaux de passages oferece uma maneira diferente de viajar. É uma plataforma cooperativa que favorece trocas e encontros entre habitantes, profissionais e viajantes, de humano para humano.
No site lesoiseauxdepassage.coop, são apresentadas 1300 ofertas, incluindo alojamento, atividades, criações culturais, produtos locais e bons negócios que são compartilhados por viajantes.
Eles também oferecem histórias para descobrir, itinerários para seguir, destinos para explorar e estadias para reservar.
Fundada em 2016 por Hôtel du Nord, Minga, Ekitour e Le Point Carré, Les oiseaux de passage é uma Société Coopérative d’Intérêt Collectif (SCIC) que agora conta com dezassete membros: cooperativas, redes de acomodação, federações culturais, e investigadores.

Proactivetur
A Proactivetur é uma jovem agência de viagens especializada em ecoturismo e turismo criativo no Algarve e também em serviços de consultoria para o desenvolvimento local.
Desenvolve programas de caminhadas, observação de aves, experiências criativas em torno da cultura local e atividades de convivência na aldeia, sempre em estreita relação sustentável com os valores do território e das comunidades locais.
Estão ativamente comprometidos com a produção local, o empreendedorismo comunitário e a preservação do património.
Trabalham com uma vasta e permanente rede de parceiros locais, que inclui alojamento rural, restaurantes, artesãos, comerciantes, táxis, mestres das tradições locais, envolvidos ativamente na vivência turística, contribuindo para a preservação das infraestruturas (Via Algarviana e Rota Vicentina), com um respeito permanente pelos valores naturais e culturais.
É através da plena compreensão do valor associado aos recursos naturais e culturais da região, por todos os envolvidos, que se concretiza a preservação de um património partilhado por todos.

Ecotourism Sardinia – Sardaigne en Liberté
Já desde 2016, a agência Sardaigne en liberté dirige-se a um público francês e italiano como o primeiro promotor de viagens sustentáveis ​​na Sardenha.
Desde o Verão de 2019, todas as atividades e toda a rede de empresas e fornecedores que trabalham ecologicamente também estão disponíveis em alemão.
Sob o nome de Ecotourism Sardinia, a ainda jovem e ambiciosa empresa de turismo sustentável e ofertas de viagens com consciência ambiental com sede em Tortolì, na costa leste da Sardenha, agora também está ativa para viajantes de língua alemã.

The Conscious Tourism Group
O Conscious Tourism Group (Áustria) é uma cooperativa que promove a atenção plena e a ética no turismo.
Trata-se de uma comunidade de empresas e pessoas que apoiam e acompanham a mudança de paradigma emergente no turismo em direção a mais sustentabilidade com mentes abertas, corações abertos e vontade aberta.
Conscious Group oferece networking e agrupamento de ofertas de turismo sustentável, coaching de sustentabilidade por experientes especialistas em turismo para operadoras de turismo e agências de viagens, experiência e design de destinos para regiões e empresas, consultoria para empresas de turismo, bem como para outras empresas com produtos sustentáveis, ​​que estão interessadas em entrar no turismo sustentável como um novo mercado e desejam usar o turismo como uma ferramenta de marketing e, claro, informações e consultoria para viajantes.

forum anders reisen e.V.
forum anders reisen e.V. é uma associação comercial e empresarial de pequenos e médios operadores turísticos com sede em Hamburgo (Alemanha).
A associação e seus membros buscam um turismo ecologicamente sustentável, economicamente viável e ética e socialmente justo no longo prazo.
Para tal, os membros comprometeram-se com um amplo catálogo de critérios, cujo cumprimento é monitorizado através de um processo de RSE.
A associação apoia os seus membros neste processo através do trabalho básico, da coordenação e agregação da comunicação, bem como da visibilidade dos produtos de viagem no mercado.
forum anders reisen aumenta a consciência pública e política dos impactos ecológicos, económicos e socioculturais das viagens e fornece impulsos para um turismo sustentável e justo por meio de ofertas e programas concretos.
A organização, promovida como uma associação registada, foi fundada em 1998 por doze operadoras de turismo e agora tem 137 membros (em maio de 2020).

 

 



Comentários

pub