Desinformação e incerteza são temas centrais do encontro anual dos comunicadores de ciência em Portugal

Programa inclui duas sessões plenárias: uma sobre a relação ciência e sociedade e outra sobre a aliança #CoronaVirusFacts e o papel da ciência e fact-checking na luta contra a desinformação

Com o tema “Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação”, a 9ª edição do Congresso Anual de Comunicação de Ciência SciComPt realiza-se entre 23 e 25 de Junho, totalmente online, e as inscrições já se encontram abertas, até 18 de junho, aqui.

O congresso vai centrar-se na procura de estratégias para combater a desinformação e na discussão das dificuldades enfrentadas na comunicação da incerteza – temas que não são novos para os profissionais de comunicação, mas que assumiram uma importância incontornável no último ano no contexto da pandemia de Covid-19.

Além de constituir um fórum de discussão e partilha de conhecimento e boas práticas entre profissionais de investigação – investigadores e praticantes -, o congresso é também aberto a todos os interessados pela área.

O congresso será totalmente online, explorando as potencialidades oferecidas por esse formato através de um programa diversificado, capaz de potenciar o tradicional contacto direto e informal entre participantes e, ao mesmo tempo, dar o devido destaque aos momentos de apresentação pública dos nossos oradores.

Como sublinha Vera Novais, presidente da Rede SciComPt, “há aspetos de um encontro presencial que sabemos que não podemos substituir, mas o congresso online vai permitir-nos alargar o nosso espectro de participantes, que não terão de se preocupar com viagens, alojamento ou com limitações de tempo”.

No fundo, acrescenta, “o que queremos é chegar também aos comunicadores de ciência dos países de língua portuguesa, aos portugueses espalhados pelo mundo e àqueles que, estando em Portugal, têm dificuldade em se deslocar para uma iniciativa de dois ou três dias”.

O programa desta edição prevê duas sessões plenárias: uma sobre a relação ciência e sociedade, com Sarah R. Davies, autora de vários estudos sobre a relação ciência-sociedade; e outra sobre a aliança #CoronaVirusFacts e o papel da ciência e fact-checking na luta contra a desinformação, com Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa, a primeira agência de notícias especializada em fact-checking do Brasil.

Realizam-se, ainda, duas sessões de debate sobre a comunicação da incerteza no jornalismo e as redes sociais como ferramenta de comunicação não institucional, com vários especialistas nestas temáticas.

Ao longo dos três dias haverá, ainda, espaço para apresentações de trabalhos, networking, onde os participantes poderão interagir num formato de “Speed-Dating”, espaço para demonstrações numa área de exposição especialmente dedicada para este efeito e vários outros momentos de interação e de partilha entre participantes.

A submissão de propostas está aberta até 23 de abril e as inscrições até 18 de junho.

A SciComPt é uma associação que nasceu em 2014 da iniciativa de comunicadores de ciência, para servir a comunidade que trabalha na área da comunicação de ciência.

Com membros nas regiões autónomas e de norte a sul do país, que se dedicam totalmente à comunicação de ciência ou o fazem como atividade paralela, e incluindo comunicadores vindos dos gabinetes de comunicação, museus de ciência, jornalismo, etc., a SciComPt é representativa de uma comunidade heterogénea, multidisciplinar e dinâmica.

Tem como objetivos a promoção da comunicação de ciência em todas as suas vertentes, a promoção do intercâmbio entre profissionais de comunicação de ciência e a promoção da participação informada dos cidadãos em todas as questões que envolvam a Ciência e a Tecnologia.

O expoente máximo desta missão é a realização do seu congresso anual, que se realiza desde 2013 — antes mesmo de um grupo de entusiastas da área formalizar a associação – em várias cidades do país.

Ao longo dos anos, a SciComPt tem procurado estender o congresso a participantes internacionais, como comunicadores e jornalistas de ciência espanhóis, e, este ano, também a colegas no Brasil e em outros países de língua portuguesa. Informação sobre os congressos anteriores disponível aqui.

 
 



Comentários

pub