Criminalidade no Algarve atingiu o valor mais baixo de sempre em 2020 [com gráficos]

Loulé foi o concelho com mais participações em 2020

Foto de Arquivo

O número de crimes reportados no Algarve, em 2020, foi o mais baixo de sempre, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna. Ainda assim, segundo este documento, o distrito de Faro foi o quarto do país com mais participações de crimes ao longo do ano passado.

«Os distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Faro, Braga e Aveiro registaram a maior incidência de participações, representando 68,9% de toda a criminalidade participada», destaca o relatório.

Apesar desta posição de destaque pela negativa, Faro está também na quarta posição entre os distritos que tiveram uma maior diminuição da criminalidade geral no ano passado, com uma descida de 12,7%. A nível nacional, a diminuição foi de 11%.

«Os resultados de 2020 constituem o valor mais baixo de sempre», enaltece o relatório, que refere também que «a criminalidade violenta e grave representa 4,2% de toda a criminalidade participada» em Portugal.

No Algarve, o crime mais reportado, e que teve um aumento em relação ao ano anterior, foi o de furto em veículo motorizado (ver gráfico), com 1406 participações. Segue-se a ofensa à integridade física voluntária simples, com 1360 ocorrências, mas que diminuiu 17,4% em 2020.

A pandemia e o confinamento acabaram por ter influência no número de participações e também no tipo de crimes mais praticados. Por exemplo, os furtos em residência tiveram descidas significativas, enquanto as burlas informáticas aumentaram na região, segundo o relatório.

No que diz respeito à criminalidade violenta e grave, o roubo na via pública, exceto por esticão, foi o mais praticado.

Também aqui houve oscilações significativas em relação ao ano anterior em alguns tipos de crime. Por exemplo, o roubo a residência aumentou 86% e os crimes de violação desceram 76% no Algarve, em 2020.

Por concelhos, apenas três municípios tiveram mais participações no ano passado do que em 2019: Olhão, São Brás de Alportel e Castro Marim.

Loulé é o concelho com o maior número de participações de crimes em 2020, com 3524, seguindo-se Faro, com 2863, e Albufeira, com 2570.

Em sentido inverso, foram registados apenas 67 crimes no concelho de Alcoutim, em todo o ano de 2020.

Olhando para a evolução dos últimos 14 anos da criminalidade no Algarve, houve uma descida significativa em 2020 do número de crimes reportados: menos 2987.

Já no que diz respeito à criminalidade violenta e grave desceu 5,3% de 2019 para 2020.

 

 



Comentários

pub