Covid-19: Há cadeias de «alguma dimensão» em escolas, mas não são generalizadas

Revelou Graça Freitas, diretora geral de Saúde

A diretora geral de Saúde afirmou esta quinta-feira que foram identificadas cadeias de transmissão da covid-19 de «alguma dimensão» em escolas, mas salientou que este não é um fenómeno generalizado nos estabelecimentos de ensino do país.

«Isso não é um fenómeno generalizado, mas, uma vez que foi detetado, está a ser seguido com toda a atenção pelas autoridades de saúde e houve uma determinação da Autoridade Nacional de Saúde no sentido de se tomarem medidas reforçadas de testagem, de vigilância e de isolamento, em colaboração com a escola e com as famílias dos alunos», assegurou Graça Freitas.

A responsável da DGS falava numa conferência de imprensa conjunta com a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e a task-force que coordena o plano de vacinação, onde foi anunciado que as autoridades de saúde portuguesas recomendam a administração da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 em pessoas acima dos 60 anos de idade.

Segundo Graça Freitas, na sequência da retoma gradual do ensino presencial, foram implementados «dois movimentos de testagem» de despiste do vírus SARS-CoV-2, um dos quais aos professores e pessoal não docente, onde se tem registado «alguns casos positivos, mas numa percentagem muitíssimo baixa».

«Simultaneamente, as autoridades de saúde vigiam o aparecimento de um caso ou de um surto numa escola. E o que se tem estado a verificar, sem que seja um fenómeno generalizado, é que, nalgumas escolas, houve cadeias de transmissão com alguma dimensão», disse.

Perante estes surtos, as autoridades de saúde implementaram a testagem alargada e medidas «muito restritivas» de isolar o maior número de pessoas até que sejam conhecidos os resultados dos testes, salientou a responsável da DGS, ao garantir que está, assim, a ser concretizado «um plano bastante interventivo» de controlo da Covid-19 nas escolas.

Na terça-feira, o primeiro-ministro manifestou-se preocupado com a velocidade de transmissão das infeções de Covid-19 nas escolas, que associou à variante britânica, e afirmou estar em curso um reforço da testagem e um alargamento da vigilância.

 



Comentários

pub