Costa reúne-se com municípios com alta taxa de novos casos, como Portimão, Moura e Odemira

Autarcas vão pedir para rever os critérios do cálculo do risco de contágio

Foto: Alexandros Michailidis/Shutterstock

António Costa tem uma reunião esta terça-feira, 6 de Abril, por videoconferência, com os autarcas dos concelhos com uma taxa mais elevada de incidência de casos de Covid-19, entre os quais Portimão, Odemira e Moura. 

Nesta reunião também vão participar autarcas de Alandroal, Carregal do Sal, Ribeira de Pena e Rio Maior.

O encontro entre o primeiro-ministro e os presidentes de Câmara servirá também os autarcas darem conta a António Costa da necessidade de rever os critérios do cálculo do risco de contágio, algo que atinge, sobretudo, os concelhos com menos população e que, com poucos casos, veem logo a taxa subir exponencialmente.

João Grilo, presidente da Câmara do Alandroal, disse à Antena 1 que espera que «haja abertura para que essa questão seja ponderada», algo que também foi frisado, à rádio pública, por Álvaro Azedo, autarca de Moura.

De acordo com a última atualização, estes sete municípios (Portimão, Odemira, Moura, Alandroal, Carregal do Sal, Ribeira de Pena e Rio Maior) são os que têm uma taxa mais elevada de incidência de casos de Covid-19, o que obriga a que sejam tomadas medidas de prevenção.

Em Odemira e Portimão, por exemplo, já avançaram ações de testagem massiva da população.

O desconfinamento, nos concelhos que estiveram pior neste indicador, também poderá ser travado, tal como já admitiu o próprio primeiro-ministro.

 



Comentários

pub