Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano organiza ICArEHB Dialogues

ICArEHB reúne um grupo de investigadores estrangeiros e nacionais

O Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB ), sediado na Universidade do Algarve, organiza, entre 23 de Abril e 16 de Julhos, os ICArEHB Dialogues.

O primeiro evento será dedicado ao tema «Origens do Comportamento Humano», contando com a participação de Robert Foley e Susana Carvalho, e moderação de Ricardo Godinho.

As sessões serão em inglês e através da plataforma Zoom.

Os investigadores do ICArEHB dedicam-se a «descobrir histórias humanas desde o início de nossa espécie até o surgimento de sociedades complexas», explica o centro de investigação.

O conjunto de ICArEHB Dialogues foi projetado para representar a amplitude da pesquisa que o Centro abrange e para envolver investigadores e o público de todo o mundo, com a investigação feita por especialistas líderes nas suas áreas, cujo trabalho se enquadra nos objetivos e temas de investigação do ICArEHB.

Foram convidados oito investigadores, cuja áreas vão desde a evolução humana inicial até o desenvolvimento mais recente de sociedades complexas.

Cada sessão contará com um convidado e um membro do ICArEHB, com o objetivo de estimular o diálogo entre investigadores e proporcionar uma oportunidade para a comunidade científica e o público se juntarem à conversa sobre temas tão relevantes da origem humana.

O ICArEHB pretende, com esta iniciativa, «inspirar diálogos sobre a natureza da evolução cultural e biológica humana».

Para mais informações e inscrições, os interessados deverão clicar aqui.

O ICArEHB – Interdisciplinary Center for Archaeology and the Evolution of Human Behaviour é um centro de investigação sediado na Universidade do Algarve, que reúne um grupo de investigadores estrangeiros e nacionais com um objetivo principal: desenvolver investigação e contribuir para um melhor entendimento da evolução do comportamento humano de uma perspetiva arqueológica e antropológica.

A investigação é organizada em quatro grupos – adaptações costeiras pré-históricas, arqueologia africana e evolução humana, desenvolvimento de sociedades complexas e história da ciência arqueológica – concentrando-se principalmente no surgimento de humanos anatomicamente modernos, adaptações costeiras caçadores-coletores, o desenvolvimento de sociedades complexas, e a arqueologia africana, usando diferentes disciplinas e abordagens metodológicas, como geoarqueologia, análise de uso e desgaste, zooarqueologia, paleobotânica e GIS.

Atualmente, os membros do ICArEHB estão a participar ativamente num grande número de projetos que ocorrem na Europa e na África.



Comentários

pub