Centro Ciência Viva Lagos convida Sónia Talhé Azambuja para palestra “Entre a Arte e a Ciência”

«Pareceu-nos muito interessante o trabalho recém-publicado em livro da professora Sónia Talhé Azambuja», diz Luís Azevedo Rodrigues

“Entre a Arte e a Ciência: a Natureza e a Paisagem na Pintura Renascentista em Portugal”. Este é o tema de uma palestra online, da investigadora Sónia Talhé Azambuja, organizada pelo Centro Ciência Viva de Lagos, a realizar-se no dia 20 de Abril, às 18h00. 

A investigadora abordará dois temas que lhe são caros e que estão presentes no livro editado, este ano, “Plantas, Animais e Paisagem. Da Iconografia à Iconologia na Pintura dos Séculos XV e XVI em Portugal – a Natureza e a Pintura”.

O convite para mais uma palestra do Ciência Viva de Lagos surgiu do trabalho desta investigadora que combina várias áreas do conhecimento: a Arte, a Ciência e a História.

«Pareceu-nos muito interessante o trabalho recém-publicado em livro da professora Sónia Talhé Azambuja, tanto mais que temos verificado que o nosso público para as palestras tem particular interesse em áreas de cruzamento e intersecção de conhecimentos», explica Luís Azevedo Rodrigues, diretor executivo do Centro Ciência Viva de Lagos.

A palestra é gratuita, mas requer inscrição para [email protected]

Sónia Talhé Azambuja é professora auxiliar convidada de Arquitetura Paisagista da FCT/Universidade do Algarve, desde 2003, e do Instituto Superior de Agronomia (ISA)/Universidade de Lisboa, desde 2008.

Arquiteta Paisagista pelo ISA, Mestre e Doutora em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigadora do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves/ InBIO do ISA/ULisboa e colaboradora do ARTIS-Instituto de História da Arte da FL/ULisboa. Membro internacional do International Scientific Committee on Cultural Landscapes, entre 2009 e 2019, órgão consultivo internacional da UNESCO.

Em 2020, foi distinguida com um diploma de mérito pelo Júri do Prémio Archiprix Portugal – Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo, como orientadora da dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista da FCT/UAlg, da mestranda Filipa Rabaça, sobre os Jardins Históricos de Faro.

Foi secretária-geral da direção da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (2016-2020). Como presidente da Associação de Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) assume desde 2010 a coordenação das obras de conservação/restauro do Jardim Botânico da Ajuda (fundado em 1768).

 



Comentários

pub