Cavalos-marinhos de Bordalo II são arte feita de «desperdício»

Faro acolhe duas obras do autor a ser inauguradas na tarde desta sexta-feira, 9 de Abril

Bordalo II a ultimar a obra artística no campus de Gambelas da UAlg – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

É no lixo, ou como gosta de lhe chamar no «desperdício», que Artur Bordalo, mais conhecido por BORDALO II, vê a matéria-prima para desenhar e construir as suas obras artísticas. As suas mais recentes obras, dois cavalos-marinhos, serão inauguradas esta sexta-feira, 9 de Abril, às 16h30, no Parque de Campismo de Faro, e às 17h15, no campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

BORDALO II, homenagem ao avô pintor Real Bordalo, faz do espaço público a sua tela em branco, onde vai explorando formas e cores, e onde se foca «no questionamento da sociedade materialista e gananciosa» de que faz parte, disse o autor.

As suas mais recentes obras artísticas foram criadas esta semana em Faro, uns particulares cavalos-marinhos, duas peças em grande escala. «Inicialmente, eram dois projetos separados, mas, como eram ligados à mesma espécie, o cavalo-marinho, uma espécie que está a ser ameaçada, juntámos os dois projetos», explicou Artur Bordalo, em entrevista ao Sul Informação.

 

Bordalo II é o autor das duas peças – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

As obras, construídas no Parque de Campismo de Faro e no campus de Gambelas da Universidade do Algarve, «apesar de representarem a mesma personagem, são duas peças completamente distintas», referiu o artista, apresentando diferentes estilos para estas criações.

«Juntámos os dois projetos para fazer uma peça para a série de trabalhos “Neutral”, e a outra para a série dos plásticos, apesar de serem a mesma personagem», contou o autor ao nosso jornal.

O cavalo-marinho, construído no depósito de água do Parque de Campismo da Praia de Faro, inclui-se na série “Big Trash Animals”, girando à volta da representação de animais em grande escala, construídos quase exclusivamente de lixo, com o objetivo de provocar um olhar diferente sobre os nossos hábitos de consumo.

 

Obra de Bordalo II no Parque de Campismo Municipal de Faro – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

Já a peça presente no campus de Gambelas da Universidade do Algarve inclui-se noutra série, “Neutral”, onde o artista, apesar de usar materiais em fim de vida nas suas peças, as cobre com cores neutras ou próximas das realidades que quer recriar.

«O objetivo é gerar uma relação afetiva entre esses grandes animais e quem os observa, de forma a levar-nos a questionar os nossos atos e hábitos e, quem sabe, a sua posterior transformação e evolução», disse o artista.

 

Últimos preparativos da peça do campus de Gambelas da UAlg – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Quanto ao processo de produção das suas obras, o autor recolhe materiais, corta, adapta o material recolhido, monta a peça, fixa-a no sítio onde vai ficar e, se for o caso, pinta-a. Estas peças são desenvolvidas maioritariamente com a utilização de plásticos de alta densidade, que já não servem para aquilo a que se destinavam.

«Muitas das coisas, do plástico, vieram de outros sítios, portanto não são locais. Mas acrescentámos também peças locais recolhidas na praia, na ria, para dar um cunho local à peça, sendo que o problema é global», revelou o artista, reforçando ainda a ideia de que «o lixo não tem de ser local para criar a peça».

 

As peças de Bordalo II têm também lixo recolhido na região –  Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Estas duas novas peças fazem agora parte do portefólio do artista, que conta já com mais de 200 peças distribuídas pelo mundo, onde, com as viagens que foi fazendo por vários países, ao longo dos últimos anos, foi deixando um pouco da sua marca pessoal.

A inauguração destas peças ocorrerá hoje, 9 de Abril, às 16h30, no Parque de Campismo Municipal de Faro, com a intervenção do presidente da Câmara Rogério Bacalhau e do artista.

A inauguração da outra escultura ocorrerá 45 minutos depois, no campus de Gambelas da Universidade do Algarve, com intervenções do reitor Paulo Águas, do investigador responsável pelo projeto HippoSave e ainda do artista.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação e  Nuno Costa | Sul Informação

 



Comentários

pub