Castro Marim assinalou 25 de Abril com “Respirar Liberdade”

O destaque das comemorações foi para o concerto online de Pedro Jóia

Castro Marim comemorou o 47º aniversário do 25 de Abril com a iniciativa “Respirar Liberdade”. Depois de um ano de pandemia, esta celebração do município contou com o habitual hastear de bandeiras, com o recitar de um poema, com um concerto online de Pedro Jóia e com outros momentos musicais.

Ao desafio lançado pela autarquia de Castro Marim responderam 200 pessoas, «que traduziram a sua participação com alegria, partilhando os seus momentos a caminhar, saltar, correr ou até nadar», diz a autarquia.

Em Castro Marim, o destaque foi para o concerto online de Pedro Jóia, na apresentação do seu novo álbum “Zeca”. Esta é uma homenagem do artista a um dos mais conceituados guitarristas portugueses, num tributo a Zeca Afonso.

O dia foi também marcado por outros momentos musicais e por outras iniciativas.

O hastear da bandeira, com a Banda Musical Castromarinense, abriu as comemorações. Seguiu-se a declamação do poema “Liberdade”, de Miguel Torga, pela voz de uma criança da escola de Castro Marim, e a tradicional largada de pombos.

O “Música na Praça” promoveu também vários apontamentos musicais durante o resto do dia, levando vários artistas do território às principais localidades do concelho, em simbólicas e curtas atuações. Todos os momentos foram transmitidos no Facebook da autarquia.

A Bibliomóvel assinalou também o 25 de Abril na sua missão de levar livros e música às populações mais isoladas. Durante a semana, a equipa distribuiu cravos e poemas de liberdade e partilharam-se histórias e memórias da ditadura e da revolução que mudou o rumo de todas as vidas em Portugal.

Durante a próxima semana, a autarquia afirma que Abril continuará a chegar às povoações mais isoladas, contando com a iniciativa “A Música Bate à Porta”, do projeto CLDS 4G “Castro Marim (COM)Vida”, que levará dois acordeonistas a percorrerem as ruas dos montes com música tradicional portuguesa.

 



Comentários

pub