Casa do Benfica de Quarteira e Machados indiciados para provas nacionais de futsal

Não haverá descidas de divisão esta época

Os campeonatos distritais de futsal foram dados como terminados, com a Associação de Futebol do Algarve (AFA) a indicar as equipas da Casa do Benfica de Quarteira, em masculinos, e o Grupo Desportivo e Cultural dos Machados, em femininos, como os emblemas que sobem às provas nacionais. 

A AFA acabou por tomar esta decisão, após reuniões entre os clubes e a análise dos «desenvolvimentos determinados pelas entidades de saúde».

Ainda assim, a Associação de Futebol do Algarve refere que o seu objetivo era que a «retoma das provas fosse uma realidade», mas o «impedimento de participação por parte de várias equipas na data inicialmente prevista inviabiliza em termos de datas disponíveis de calendário».

Assim, esta época, não haverá campeões. Além das indicações de Casa do Benfica de Quarteira e Machados para os nacionais, a AFA decidiu que quem subirá à I Divisão Distrital sénior são o Quarteira Futsal Clube e o Sambrasense.

No que diz respeito à indicação da Casa do Benfica de Quarteira, a decisão foi tomada com base «na tabela classificativa da época desportiva 2019/2020».

E porquê? Porque, este época, houve «vários participantes» no campeonato com zero jogos efetuados, «o que não permite desde logo efetuar qualquer decisão justa e equitativa».

Ao mesmo tempo, não haverá descidas de divisão na corrente época desportiva.

Para o futuro, o objetivo da AFA é «normalizar esta prova no âmbito da participação de 12 clubes, pelo que a época 2021/2022 acarretará o número de descidas de divisão necessárias para que a prova da época seguinte se inicie apenas com 12 clubes».

«Esta é uma decisão muito ponderada e que foi difícil de tomar, dado que sempre pugnamos pela retoma das provas, o que de resto demos devida conta nas reuniões tidas com os clubes, mas consideramos que, ponderadas todas as circunstâncias, é a única decisão justa a ser tomada. Essa vontade de retoma por nós expressa foi sempre acompanhada pela maioria dos clubes, cujos contributos e esforços nesta altura tão difícil desde já reconhecemos e agradecemos», conclui a AFA.

A mesma decisão de cancelar as provas foi tomada para o futebol, com o Imortal a ser o clube indicado pela AFA para subir ao Campeonato de Portugal.

 



Comentários

pub