Câmara de Lagos adere a projeto cultural dirigido a idosos

Lagos vai apoiar o “Guardiãs da Memória – Territórios Afetivos | Narrativas Sociais” com 5 mil euros

A Câmara de Lagos associou-se ao projeto “Guardiãs da Memória – Territórios Afetivos | Narrativas Sociais”, um projeto interdisciplinar de inclusão social e intervenção cultural, dirigido a idosos, dinamizado pela associação “A Caravana Passa”.

A iniciativa visa «promover o envelhecimento criativo, a integração social e a autoestima dos idosos, especialmente fragilizados pelo contexto de pandemia, visando uma maior coesão social e territorial».

A autarquia vai contribuir com cinco mil euros para este projeto, que também conta com o financiamento da Direção Geral das Artes e de outros dois municípios parceiros.

Segundo a Câmara de Lagos, a decisão de apoiar financeiramente o projeto «teve em atenção o público-alvo (a comunidade sénior), a metodologia utilizada (focada na participação-ação e no envolvimento afetivo e efetivo dos idosos na construção dos objetos artísticos a partir das suas memórias afetivas), assim como a oportunidade de colocar os artistas e a comunidade local em diálogo intergeracional».

«Com uma duração prevista de nove meses, o “Guardiãs da Memória” envolverá a realização de residências artísticas com a comunidade sénior, a escrita conjunta de um guião, a realização de entrevistas e uma cerimónia de apresentação do objeto final – uma curta-metragem de ficção documental – a acontecer no Centro Cultural de Lagos em 2022», acrescentou a autarquia.

O apoio a este projeto por parte do município de Lagos insere-se no trabalho que tem vindo a ser realizado através de várias frentes, com destaque para o Conselho Municipal Sénior, o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (GAPI) e o projeto “Saúde em Movimento”, os quais têm em comum o objetivo de cuidar, apoiar e estimular os idosos a terem uma vida mais ativa, saudável e informada.

 

 



Comentários

pub