Atletas do Burundi e Etiópia vencem Cross das Amendoeiras nas Açoteias

Dada a situação pandémica, este ano não se realizou a prova do campeonato regional nem a prova de desporto adaptado

Thierry Ndikumwenayo, do Burundi, e a etíope Likina Amebaw venceram o 44º Cross Internacional das Amendoeiras, disputado este domingo, 18 de Abril, na Pista das Açoteias, em Albufeira. 

Ndikumwenayo terminou com o tempo de 25.21 minutos e acabou oito segundos à frente de Hosea Kiplangat, do Uganda. O irlandês Sean Tobin foi terceiro, a 17 segundos e o melhor português foi Rui Pinto, atleta do 4 Run, que terminou a prova no quarto lugar, a 33 segundos do vencedor.

Na prova feminina, Likina Amebaw terminou com o tempo de 22.42 minutos, à frente das espanholas Azucena Díaz, a nove segundos, e Clara Viñaras, a 20 segundos. Carla Martinho, do Recreio Desportivo de Águeda, foi a melhor portuguesa, terminado no quarto lugar, a 43 segundos da vencedora.

Dada a situação pandémica, este ano não se realizou a prova do campeonato regional nem a prova de desporto adaptado para atletas com deficiência, tendo a competição sido limitada apenas a atletas profissionais e com ausência de público, tendo sido cumpridas todas as medidas sanitárias de higiene e segurança emanadas pelas autoridades competentes.

No entanto, como refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, «é uma prova que nos desperta sempre a adrenalina, não só por ter aqui em Albufeira aos melhores dos melhores do atletismo nacional e internacional, mas também por voltar a ver esta pista, que é das melhores do país, a ser novamente o palco das chamadas sapatilhas douradas, porque esta é uma prova de facto valiosa para todos».

O 44º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor foi uma organização da Associação de Atletismo do Algarve em parceria com o Município de Albufeira, contando com o apoio do Instituto Português de Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve e teve transmissão em direto na Bola TV e Live streeaming no Youtube bem como pelo Facebook da AAALGARVE.

Comentários

pub