Associações de caça e pesca fazem prevenção contra incêndios nas Terras do Infante

Associação de Municípios das Terras do Infante vai garantir o financiamento de 40 mil euros necessário

Silvicultura nas Terras do Infante – Imagem de Arquivo

Associações de caça e pesca das Terras do Infante vão ajudar a limpar a floresta, como forma de prevenção contra incêndios, neste território que engloba os concelhos de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo.

A associação que junta os três municípios do Barlavento celebrou contratos programa com a Associação de Caçadores do Carvalhinho e Rochedo, a Associação de Caça e Pesca de São Gonçalo, o Clube de Caça e Pesca Lagoa Sobrosa, o Clube de Caça e Pesca do Concelho de Aljezur e o Clube de Caça e Pesca Moinho do Coreino para execução de ações de silvicultura preventiva, nomeadamente «limpeza de caminhos, aceiros contrafogo em zonas de mato denso, “mosaicos” de gestão de combustíveis e sementeiras».

Estas associações «promoverão ações de limpeza da floresta em cerca de 180 hectares», com a Associação de Municípios Terras do Infante (AMTI) a garantir o pagamento de 40 mil euros.

Entretanto, estão a decorrer desde o ano passado «os trabalhos de limpeza e manutenção da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível, numa área de cerca de 900 hectares, bem como a construção de um novo troço dessa mesma rede, no concelho de Aljezur, numa área de cerca de 300 hectares», segundo a AMTI.

«Todos estes trabalhos constituem fator decisivo e eficiente na prevenção/proteção dos incêndios rurais e no seu combate», concluiu a Terras do Infante.

 

Fotos: Associação de Municípios Terras do Infante

 



Comentários

pub