As esplanadas reabriram: 13 sugestões para desconfinar em segurança

O desconfinamento parcial começou esta segunda-feira, dia 5 de Abril, e, aos poucos, a restauração vai regressando à normalidade.

Foi com ânimo que os proprietários viram entrar em vigor a medida, vista como uma lufada de ar fresco. Restaurantes com esplanadas tiveram carta branca para reabrir portas na segunda-feira, dia 5 de Abril, para poderem voltar a servir os seus clientes.

Com um máximo de 4 pessoas (caso não sejam do mesmo agregado familiar) por mesa, grande parte dos restaurantes que têm esplanadas já se encontram a trabalhar, no Algarve. As esplanadas cobertas também podem funcionar, desde que haja circulação de ar. No que toca a horários, em dias úteis podem estar abertas até às 22h30 e, aos feriados e fins de semana, encerram às 13h00.

Para que se possa desconfinar em segurança, mas não deixando de apreciar os prazeres de uma esplanada, deixamos aqui algumas sugestões para o Algarve:

 

 

 

Começamos com um restaurante na praia. O Dona Bela fica na praia de Monte Gordo e é um restaurante relativamente novo (teve a sua abertura em Maio de 2019). Com uma esplanada decorada ao pormenor e uma vista privilegiada sobre o mar, aqui pode experimentar iguarias algarvias e não só. O menu é mais virado para os peixes e mariscos, pois, estando à beira mar, é o que faz mais sentido, mas, se quiser, também pode optar por pratos de carne, como as bochechas de porco preto ou o entrecôte.

O Dona Bela reabriu no dia 7 de Abril e está à espera da sua reserva, através do número +351 281 010 877.

 

 

 

Na Praça Dr. António Padinha, em Tavira, há encontro marcado no restaurante Ponto de Encontro. Foi «com alegria» que, através das redes sociais, o restaurante Ponto de Encontro anunciou que iria reabrir portas no dia 5 de Abril. Todas as medidas são asseguradas e o distanciamento entre mesas é respeitado. Os clientes podem fazer a sua reserva através do número +351 281 323 730.

Após a sua refeição, pode dar uma caminhada até à Ponte Romana que fica a poucos minutos do restaurante, um ex libris da cidade, com uma vista bonita sobre o rio Gilão.

 

 

 

Na Avenida 5 de Outubro, em Olhão, o 7 i meio Wine Bar  está de volta e criou um menu semanal.

Os proprietários aproveitaram o confinamento para remodelar o espaço e reabrem com novas ideias.

Com um menu diferente de segunda a sexta-feira, por 9€ por pessoa, pode desfrutar da sua refeição ao ar livre. Se gosta de um bom vinho, este restaurante é o ideal. Para acompanhar, pode também pedir umas tapas.

A esplanada não é grande, por isso é aconselhado fazer reserva, através do contacto +351 965 258 266.

 

 

 

O Travessa, na Rua de Santo António, em Faro, está pronto para o servir, e foi com alento que postaram na rede social Facebook para avisar os clientes de que as portas iriam reabrir. «Nunca o dia 5 de Abril teve tanto significado, pois é neste dia que a nossa esplanada irá reabrir e os nossos fogões voltam a trabalhar».

Este restaurante é conhecido pela suas tapas e vinhos. Muito recomendado pelo bom ambiente e pela sua localização na baixa de Faro.

Uma vez que a esplanada tem um espaço reduzido, pode fazer a sua marcação através do número +351 967 496 760.

 

 

 

O café O Coreto, em Faro, «oferece um serviço na área da restauração há mais de 30 anos».  Situado em frente ao jardim Manuel Bivar e com uma vista privilegiada para a Doca, o Coreto reabriu a sua esplanada. Aqui pode desfrutar do café, do restaurante, do bar ou da gelataria. Todos os motivos são bons para se sentar nesta bonita esplanada e apreciar a vista, que, ao final de tarde, é particularmente bonita.

Para fazer a sua reserva, contacte o número +351 289 820 680.

 

 

 

Situado no coração da cidade de Loulé, o Café Calcinha, desde 1929, é considerado um dos mais emblemáticos cafés históricos de Portugal. Não há desculpa melhor para regressar à sua rotina e tomar o café, talvez acompanhado por um folhado de Loulé, nesta esplanada cheia de história.

«Entre grupos e grupelhos, entre olhares solitários e bicas escaldadas, o Café Calcinha viu passar duas Grandes Guerras mundiais e viu nascer a democracia em Portugal». E agora até vê passar a pandemia…

Aqui juntam-se desde os mais velhos aos mais novos, é um sítio de eleição para um encontro de amigos ao final da tarde para pôr a conversa em dia. Na situação atual, não há espaço para ajuntamentos, mas há sempre espaço para um café ou uma refeição.

Pode fazer a sua reserva através do número +351 964 066 842.

 

 

 

O Cheeky Pup, na Quinta do Lago, tem uma das esplanadas mais  frequentadas do Algarve. Com uma decoração moderna e super colorida, este gastro bar irlandês serve cocktails de assinatura que merecem a sua visita. Neste espaço, pode fazer as habituais refeições ou optar por beber uma bebida ao final da tarde, para relaxar, depois de um dia de trabalho. O ambiente é calmo, descontraído e amistoso. Cervejas artesanais também fazer parte do menu.

Pode fazer a sua reserva através do número +351 289 358 205.

 

 

 

Para os amantes de marisco, com uma localização privilegiada, junto ao calçadão da praia de Quarteira, a Marisqueira Santiago é uma boa opção. O restaurante reabriu as suas portas na segunda-feira, dia 5 de Abril, e recomenda a todos os seus clientes reserva antecipada para que consigam cumprir todas as medidas de segurança impostas, uma vez que o espaço de esplanada é limitado.

Para reservas contacte o +351 917 773 800.

 

 

 

E se o plano de final de tarde for à beira mar? Em Ferragudo, quando desce as escadas da Praia Grande, encontra o Club Nau.

Os dias mais quentes já se fazem sentir e, por isso, uma esplanada à beira mar nunca é um local descartado para os amantes de praia. Neste espaço que se assemelha a uma “Nau”, por ser um restaurante de madeira bem junto da praia, há refrescantes cocktails, bons vinhos e um pôr do sol de ficar de boca aberta.

A esplanada é grande, mas se quiser garantir o seu lugar, pode marcar mesa através do 282 484 414.

 

 

 

O Faina é o restaurante do Museu de Portimão. Fica localizado na zona ribeirinha e tem uma esplanada com o Arade como pano de fundo. A Primavera já se faz sentir, os finais de tarde estão mais longos, e nesta esplanada consegue aproveitar para ter um bom momento para descontrair com a companhia de uma vista bonita a acompanhar uma boa bebida e/ou um petisco.

Durante a semana, das 12h00 às 22h30, e, ao fim de semana, «marcamos encontro para um aperitivo com um menu especial para take away», das 11h00 às 13h00.

Faça a sua reserva através do +351 282 461 163.

 

 

 

Para quem gosta de experimentar novos sabores e conhecer outras culturas a nível gastronómico, em Carvoeiro, o Gurkha Kitchen tem uma esplanada muito convidativa para o servir.

Localizado a 2 minutos a pé do passadiço de madeira do Algar Seco, o Gurkha é um restaurante de cozinha nepalesa e indiana. O restaurante é reconhecido pelo seu bom serviço e decoração moderna, aliada a uma cozinha de excelência.

Pode fazer a sua reserva através dos números +351 282 185 776 ou +351 920 169 028.

 

 

 

O Mar D’Estórias, fica em Lagos, bem pertinho do Centro Cultural, e é um pequeno terraço muito cozy. Neste terraço, pode «desfrutar da perfeita combinação entre a brisa do mar e a inspiração histórica sugestionada pelos topos dos monumentos».

Este bar serve petiscos e snacks, tais como saladas, hambúrgueres, sopas, pregos, entre outros. Mas é mais procurado pelas suas bebidas, pois a vista pede um copo de vinho com umas azeitonas para petiscar. A carta de bebidas é composta por vinhos, licores, gins e alguns cocktails de assinatura.

Faça a sua reserva através do contacto +351 282 792 165.

 

 

 

Na ponta mais a sul de Portugal, que é como quem diz, em Sagres, encontramos o Three Little Birds. A ideia surgiu em 2016 pela cabeça de três amigos que queriam fazer aquilo que mais amam e compartilhar com os amigos e clientes. A esplanada é muito convidativa, rodeada de árvores e plantas, o que nos faz ficar num ambiente mais acolhedor, tem um estilo decorativo mais rústico e um ambiente super cool. O menu é simples, mais à base de snacks, hambúrgueres e saladas mas tudo feito com ingredientes naturais. As opções vegan e vegetarianas também estão presentes no menu.

Marque já a sua mesa com o número +351 282 624 432.

 

Todas as esplanadas sugeridas estão a trabalhar com reservas, uma vez que, dada a situação atual que estamos a viver, os espaços têm um número de mesas reduzido. O uso de máscara é obrigatório e todas as medidas de segurança impostas pelo Governo estão a ser cumpridas.

 

Nota 1: Este artigo apresenta apenas algumas sugestões e não pretende ser exaustivo. Certamente, haverá muitas outras esplanadas, que não são aqui referidas. Se quiser, envie-nos informação que julgue útil para o email: [email protected]

Nota 2: Todas as despesas eventualmente feitas em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos sugeridos nestes artigos são pagas pelo Sul Informação. Além disso, o que apresentamos são sugestões e não publicidade paga pelos estabelecimentos referidos.

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

 

 



Comentários

pub