A Almargem vai apresentar, no próximo dia 4 de Maio, num webinar, a partir das 10h30, os resultados das ações de capacitação “Preparar Monchique para o produto walking” que esta associação tem vindo a promover desde Março junto do tecido empresarial deste concelho.
Neste webinar, além de um diagnóstico geral, também vão identificadas as «oportunidades durante o trabalho desenvolvido com os empresários de unidades de alojamento e de animação turística participantes».
Este balanço serve de mote para a reflexão que se propõe aos vários agentes integrantes do projeto “Revitalizar Monchique – O Turismo como Catalisador”, financiado pelo Turismo de Portugal ao abrigo do programa RegFin, e no âmbito do qual foram promovidas estas ações.
Em formato mesa-redonda digital, através da plataforma ZOOM, o webinar “Monchique: Uma Serra de oportunidades” abrirá espaço para debate sobre o futuro deste território e os desafios e potencialidades ao nível do turismo de natureza, cultural e criativo.
Esta sessão contará com a participação de Fátima Catarina, vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, entidade gestora do projeto, João Portugal, do Turismo de Portugal, bem como dos co-promotores, representados por Anabela Santos, da Associação Almargem, Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, e Ana Vargues, gestora sénior de produto Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar na Associação Turismo do Algarve.
O painel completa com Luís Coelho, da A2Z Tourism Consulting, empresa executora destas ações de capacitação. A moderação deste debate estará a cargo da jornalista Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação.
«Ao longo de um mês e meio, os empresários foram integrados neste programa, onde foram identificadas as características dos principais mercados emissores e as boas práticas aplicadas a esta atividade turística, com enfoque no produto walking, passando posteriormente por uma ação de coaching sectorial, para levantamento das potencialidades existentes e estruturação da oferta», diz a Almargem.
Além da integração de conteúdos, «o programa promoveu uma oportunidade de networking entre os vários participantes».
Com estas ações, a Almargem, gestora da Grande Rota Pedestre GR13 – Via Algarviana e da rede de percursos pedestres complementares implementados neste território, teve como principal objetivo capacitar o tecido empresarial para o posicionamento de Monchique como um destino de excelência para o turismo de walking.
A participação nesta Sessão de Encerramento é livre e gratuita, mas a inscrição prévia é obrigatória através do preenchimento do formulário disponível aqui no website da Via Algarviana.
A sessão será também transmitida em direto nas páginas de Facebook da Almargem e da Via Algarviana, mas o debate apenas estará acessível aos participantes através da plataforma ZOOM.
Estas ações estão enquadradas na candidatura “Revitalizar Monchique – o Turismo como Catalisador”, aprovada e financiada pelo Turismo de Portugal, ao abrigo do programa RegFin.
Este projeto, submetido após o incêndio que, em 2018, afetou gravemente os concelhos de Monchique e Silves, é coordenado pela Região de Turismo do Algarve e promovido conjuntamente pela Associação Turismo do Algarve, pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e pelo Município de Monchique.
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