Aljezur mantém incidência mais alta do Algarve, Portimão abaixo de Lagos e VRSA

Alcoutim e São Brás mantêm-se com incidência 0

Aljezur, com 465 casos por 100 mil habitantes, em 14 dias, mantém-se, pela segunda semana consecutiva, como o concelho do Algarve com maior incidência de Covid-19, segundo os dados divulgados esta sexta-feira, dia 30 de Abril, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ainda assim, Aljezur tem uma incidência menor que há uma semana, quando apresentava 501 casos por 100 mil habitantes.

Foram estes números tão altos que justificaram a decisão ontem tomada em Conselho de Ministros de fazer o concelho da Costa Vicentina recuar no processo de desconfinamento, voltando à fase de 5 de Abril. Os restaurantes apenas poderão funcionar com esplanada – e 4 pessoas -, até às 22h30 durante a semana e às 13h00 ao fim de semana.

Curiosamente, segundo os dados da DGS, referentes ao período entre 14 e 27 de Abril, Portimão, com 159 casos/100 mil habitantes, tinha uma incidência mais baixa que Lagos (171), ou Vila Real de Santo António (181), ambos municípios que a partir de amanhã acompanham o resto do país entrando na quarta e última fase de desconfinamento.

Portimão, pelo contrário, foi obrigada a manter-se, pelo menos mais uma semana, na fase anterior para a qual tinha recuado há quinze dias (esplanadas fechadas, vendas ao postigo). A presidente da Câmara Isilda Gomes já anunciou que hoje, ao final da tarde, terá uma reunião de urgência com o primeiro ministro António Costa para falar sobre esta assunto.

Ainda assim, o primeiro ministro, no seu anúncio de ontem, já avisou os concelhos de Lagos e Vila Real de Santo António de que, se a situação se mantiver, poderão vir a ter de recuar, quando for feita nova avaliação, daqui a uma semana.

Voltando aos dados da incidência cumulativa a 14 dias, por concelho, Alcoutim e São Brás de Alportel são os únicos municípios algarvios que apresentam incidência zero, uma vez que não registam qualquer novo caso de Covid-19 pelo menos desde há três semanas.

No que toca aos demais concelhos do Algarve, há quatro no patamar mais baixo, de menos de 20 casos por 100 mil habitantes. Além dos já referidos Alcoutim e São Brás de Alportel (com incidência 0), os outros são Castro Marim (16) e Monchique (20).

No patamar dos 20 aos 59,9 casos, estão Silves (33), Tavira (41), Olhão (56) e Vila do Bispo (58).

Com valores entre os 60 e os 119,9 casos, estão Albufeira (82), Lagoa (69) e Loulé (64).

No Algarve, à exceção de Portimão e de Aljezur, todos os outros municípios avançam amanhã, dia 1 de Maio, para a quarta fase de desconfinamento.

 



Comentários

pub