Albufeira comemora Dia Internacional do Jazz com “Ellingtoniana”

O concerto acontece no Auditório Municipal e tem transmissão em direto nas rede sociais

Albufeira vai voltar a comemorar o Dia Mundial do Jazz, uma vez mais com João Galante, num concerto intitulado “Ellingtoniana”. Esta é uma homenagem a Duke Ellington que será transmitida hoje, 30 de Abril, às 21h30, no Facebook do Município, a partir do Auditório Municipal.

O concerto terá a duração de 50 minutos, sendo uma homenagem a Duke Ellington, «o mestre do arranjo orquestral, das melodias bordadas a ouro puro», diz João Galante.

João Galante tem dinamizado estas comemorações «desde há largos anos, trazendo a Albufeira alguns dos nomes mais conceituados do Jazz», realça a Câmara de Albufeira.

Este ano, o artista irá estar acompanhado pelo saxofonista holandês Martin Teutscher, que conhece há mais de 20 anos e com quem tem colaborado na produção e dinamização de múltiplos espetáculos.

Duke Ellington, cujo nome “duque”, lhe veio da sua pose nobre ao longo de toda a sua vida, compôs mais de três mil músicas, dirigiu orquestras e fez diversos arranjos para obras de diversos compositores clássicos, como Bach, Schubert, Mozart e Brahms.

João Galante idealizou, para este concerto, «um diálogo intimista, uma viagem», entre «o piano de cauda, poderoso» e «o saxofone, from the heart».

Quanto ao nome do seu espetáculo, o nome “Ellingtoniana” «traz à ideia as influências da música clássica e os maneirismos presentes na música do Duke. É uma viagem de “A” train carregando swing e bluesIn a Sentimental Mood’».

 



Comentários

pub