Albufeira assinala 25 de Abril com conferência e concerto comemorativo de Pedro Jóia

As comemorações terão transmissão através do Facebook e do Youtube do município

O Município de Albufeira vai comemorar o 47º aniversário do 25 de Abril com várias iniciativas, entre elas uma conferência digital, que terá como oradora a professora Maria João Raminhos Duarte, no dia 23 de Abril, às 14h00, e um concerto online, uma comemoração a “Zeca Afonso”, por Pedro Jóia, no dia 24, às 21h30.

As comemorações do Dia da Liberdade, pelo município de Albufeira, começarão no dia 23 de Abril, com uma conferência intitulada “A Resistência no feminino: arte e narrativa das insurgentes algarvias”, que terá como oradora a investigadora Maria João Raminhos Duarte, do Instituto de História Contemporânea/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Com início às 14h00, a conferência, realizada em modo online, irá «recordar as mulheres algarvias que se opuseram ao regime ditatorial e que durante algum tempo foram esquecidas e estiveram na sombra da História, não obstante terem sido alvo de prisão, perseguição e tortura, para além de terem tido um papel fundamental para que a democracia viesse a ser uma realidade».

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, realçou que foi «graças a este momento da História que se instaura o Poder Local Democrático no nosso País, que permite a todas e a todos, terem voz, terem um papel ativo sem discriminações e sem medo, que era a tónica de um tempo em que eu vivi».

O autarca espera que os jovens, fundamentalmente, «acompanhem a conferência e reflitam no valor simbólico das cerimónias, pois não viveram um tempo que lhes é impossível conhecer, mas devem ouvir com atenção para que nunca mais lhes seja retirada a liberdade de ser e de pensar, os direitos sociais e a possibilidade de sonhar».

No noite de 24 de Abril, realizar-se-á um espetáculo comemorativo, transmitido online, intitulado “Zeca Afonso”, pelo músico Pedro Jóia, a partir do Auditório Municipal de Albufeira.

No dia 25, as cerimónias começarão às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, ao som do hino nacional, interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

O V Duatlo de Ferreiras regressa à estrada com medidas reforçadas de segurança, circulação e vigilância. A prova, que faz parte do Campeonato de Duatlo do Algarve, terá início para as 10h30 do dia 25 de Abril, junto ao estádio da Nora.

Este ano, as celebrações desta data simbólica terão «um formato diferente, mais reduzido, privilegiando as iniciativas digitais, de modo a evitar o ajuntamento de pessoas», conclui a autarquia, em nota de imprensa.

 

 



Comentários

pub