Vilamoura: Dupla lusa mais perto do apuramento para Jogos Olímpicos em vela

Os velejadores Diogo e Pedro Costa subiram esta quarta-feira, 10 de Março, ao 3º lugar do Campeonato do Mundo da […]

Foto: João Ferreira

Os velejadores Diogo e Pedro Costa subiram esta quarta-feira, 10 de Março, ao 3º lugar do Campeonato do Mundo da classe 470, que decorre em Vilamoura, aproximando-se da vaga que dá acesso aos Jogos Olímpicos.

Com esta classificação, os irmãos Costa continuam os mais bem posicionados para ocupar a única vaga olímpica ainda existente para os Jogos de Tóquio, que está a ser discutida por seis países.

No encalço dos portugueses, estão os suíços (8º lugar) e dos húngaros (10º).

No topo da classificação, a dupla sueca Anton Dahlberg e Fredrik Bergström conseguiu ascender ao 1º posto, relegando para 4º os espanhóis Jordi Xammar e Nicolas Rodriguez, até agora líderes da prova.

Os nórdicos estão agora mais perto do seu objetivo.

«É um sonho para nós sermos campeões. Foi um dia muito traiçoeiro e muito competitivo onde todos os erros contam e nós cometemo-los. Debatemos-mos com o vento fraco e foi difícil perceber para onde ele ia, mas somos bem sucedidos», afirmou Anton Dahlberg.

Com o vento a diminuir de intensidade em relação aos últimos dias, a frota de 77 embarcações conseguiu realizar as duas provas previstas, totalizando já sete regatas.

A dupla russa Pavel Sozykin e Denis Gribanov subiu para o 2º posto, mantendo a ascensão na classificação.

Na competição feminina as espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina mantiveram o 1º lugar seguidas das francesas Camille Lecointre e Aloïse Retornaz, atuais campeãs da Europa, agora na 2º posição.

As holandesas Afrodite Zegers e Lobke Berkhout subiram ao 3º lugar da competição.

Também na frota feminina se procura preencher a única vaga olímpica ainda disponível. Até ao momento, a Turquia é quem está mais bem colocada, seguida da Rússia e da Ucrânia.

Na competição mista, a dupla inglesa Amy Seabright e James Taylor lidera, seguida dos israelitas Gil Cohen e Noam Homri e os norte-americanos Louisa Nordstrom e Trevor Bornarth fecham o pódio.

As tripulações mistas serão o futuro da classe 470 e o formato exclusivo a ser adotado depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

No segundo dia do Campeonato da Europa de classe RS:X, modalidade olímpica do windsurf, deu-se uma total reviravolta na classificação liderada agora pelo israelita Ofek Elimelech vencedor de duas das três regatas do dia.

O 2º lugar é ocupado agora pelo italiano Mattia Camboni, seguido do compatriota Carlo Ciabatti.

Na competição feminina a francesa Charline Picon, atual campeã europeia, mostrou que está disposta a revalidar o título ao vencer as 3 regatas do dia, depois de ter terminado a única regata de ontem em 11º.

O 2º lugar está agora entregue à polaca Zofia Noceti Klepacka que trocou de posição com a italiana Giorgia Speciale, agora em 3º.

 

 



Comentários

pub