Tribunal de Contas dá “luz verde” ao Centro Cultural e de Inovação de Bordeira

Obra vai custar 1,4 milhões de euros

O Tribunal de Contas atribuiu visto favorável ao contrato para a construção do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, na freguesia de Santa Bárbara de Nexe. Esta empreitada, cuja adjudicação foi aprovada pela Câmara de Faro a 8 de Setembro, vai custar cerca de 1,4 milhões de euros e tem um prazo de execução de 540 dias.

Em nota enviada às redações, a Câmara de Faro explica que «a construção desta infraestrutura foi adjudicada ao concorrente Martins Gago & Filhos, Lda, e prevê a implementação de um edifício de âmbito cultural e recreativo – que inclui um Museu da Pedra e Museu do Acordeão – com o intuito de promover e divulgar a identidade desta povoação, através de manifestações artísticas no âmbito da música, teatro e trabalhos de cantaria».

 

 

No espaço exterior, haverá um espaço destinado a um bar, uma esplanada, e uma área destinada à exposição de peças de cantaria de maior porte.

A Câmara de Faro recorda que o financiamento desta obra está garantido através do empréstimo a médio e longo prazo, de cerca de 4,8 milhões de euros, aprovado e com visto favorável do Tribunal de Contas de 30 de Outubro de 2019, «a pagar, em condições favoráveis, num prazo de 12 anos».

Além desta empreitada, este empréstimo vai financiar «um conjunto de intervenções cruciais para o desenvolvimento do território e para a melhoria da qualidade de vida dos farenses, nomeadamente o Centro de Recolha Oficial de animais (obra já adjudicada e em curso), a primeira fase da futura 3ª Circular (desde a Avenida 25 de abril à Estrada da Penha), a requalificação da centenária Alameda João de Deus (já em curso) e a requalificação da Mata do Liceu (cuja consignação dos trabalhos aguarda igualmente visto favorável do Tribunal de Contas, por se tratar de um contrato com um valor superior a 950 mil euros)».

 



Comentários

pub