São Brás apoia comércio local com “Vale Renda” e “Vale Loja”

Neste momento, perto de 150 empresas já estão a receber estes apoios de Vale Loja e Vale Renda, num valor de 41 mil euros

O “Vale Renda” e o “Vale Loja”, iniciativas de apoio às empresas e estabelecimentos, já estão em vigor em São Brás de Alportel. Estas são duas medidas que pretendem reduzir as despesas fixas dos estabelecimentos.

Neste momento, perto de 150 empresas já estão a receber estes apoios de Vale Loja e Vale Renda, num valor de 41 mil euros.

Os “Vale Renda” e “Vale Loja” são medidas excecionais que apoiam os empresários locais.

O “Vale Renda” apoia os negócios funcionam em espaço arrendado, com a atribuição de um apoio de 1/3 do valor da renda mensal, com um limite máximo de 150 euros mensais, durante um período de três meses, existindo a possibilidade de renovação; enquanto o “Vale Loja” se dirige a empresários que desenvolvem o seu negócio em espaço próprio, consistindo na atribuição de um apoio até ao valor máximo de 150 euros.

O Plano “SOS Economia Local”, que vem dar continuidade aos apoios no âmbito do Fundo Municipal de Emergência, foi aprovado no início deste ano, com um investimento global previsto na ordem dos 185 mil euros.

O objetivo passa por reduzir as despesas fixas e aumentar as receitas, com recurso a formatos alternativos dirigidas a empresas e estabelecimentos com atividade suspensa em virtude do combate à propagação do coronavírus.

Combater o desemprego e ajudar comerciantes e empresários locais na sua luta diária pela sobrevivência dos seus negócios, de que dependem muitas famílias da comunidade, são os objetivos deste Plano que inclui ainda medidas como a isenção de taxas de ocupação de espaço público e publicidade, do pagamento das tarifas fixas de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos e do pagamento das rendas mensais dos espaços de comércio e serviços que são propriedade municipal.

A renovação da autorização do alargamento de esplanadas, o serviço municipal de entregas ao domicílio de produtos do comércio local não alimentar, a intensificação da campanha de apoio à restauração e similares “Agora o restaurante é na sua casa”, a campanha “o Comércio Local vai ter consigo, a sua casa”, o serviço “Restaurante em Taxi” e a medida excecional ao setor da hotelaria e alojamento são mais algumas medidas.

Para obter estes apoios, os empresários devem dirigir-se ao Balcão SOS Economia Local do Gabinete do Empreendedor do Município, no Centro de Artes e Ofícios, no Centro Histórico de São Brás de Alportel do tel. 289 840 212 / [email protected].

 



Comentários

pub