Portugal e a Andaluzia apostam na moda sustentável no CODE 41, pela mão da Fundación Tres Culturas

Três empresas de moda fundadas por mulheres jovens representaram o projeto Intrepida Plus no desfile CODE 41, na Andaluzia

Paula Pérez e Andrea Pareja, da ANULA Company, Gabriela Flores, da attega, e Mariana Soares – Foto: © Lolo Vasco/ Tres Culturas

As empresas de moda attega, ANULA Company e Mariana Soares representaram a cooperação entre Espanha e Portugal com a sua participação no CODE 41, num desfile que foi muito bem recebido e que se realizou na antiga cidade romana de Itálica, na província de Sevilha.

Depois de um ano particularmente difícil para todos os setores empresariais, entre eles o da moda, na província de Sevilha, em Espanha, celebrou-se, no mês de março, o primeiro encontro presencial da moda, em toda a Europa, no ano de 2021.

A Fundación Três Culturas, ciente de que juntos alcançaremos maiores desafios, participou neste evento anual graças ao projeto INTREPIDA plus, uma iniciativa de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, que pertence ao programa Interreg POCTEP e que apoia economicamente todas as atividades.

Este encontro com a moda converte-se numa montra que contribui para a internacionalização das empresas participantes, sendo este aspeto um dos mais destacáveis do projeto INTREPIDA plus, destinado a dar uma maior visibilidade em outros mercados às empresas geridas por mulheres na Andaluzia, no Algarve e no Alentejo.

O CODE 41 celebrou a edição número quinze da Semana da Moda na Andaluzia, que junta de novo a moda e o património histórico em quatro províncias Andaluzas. No caso de Sevilha, a capital da Andaluzia, o desfile da moda realizou-se na antiga cidade Romana de Itálica, situada na localidade de Santiponce a poucos quilómetros de Sevilha, a qual foi a primeira cidade romana fundada fora de Itália.

Esses espaços arqueológicos abertos ao ar livre são lugares de exceção pela sua beleza, tendo permitido também a presença de público, garantindo ao mesmo tempo o cumprimento das medidas de segurança e o controle de assistência durante a pandemia de COVID-19.

O projeto INTREPIDA plus permitiu convidar, para a XV Semana da Moda Andaluza, duas empresas espanholas e uma portuguesa: attega (Sevilla), ANULA Company (Córdoba) e Mariana Soares (Lisboa).

Estas designers com menos de 30 anos demonstraram interesse em criar moda, respeitando ao mesmo tempo o meio ambiente, ao escolher tecidos reciclados, como no caso de ANULA Company, com certificados de qualidade ecofriendly e escassa pegada ecológica, como faz Mariana Soares, ao usar linho e fios de algodão 100% fabricados em Portugal.

Estas empresárias estão cientes do valor que podem trazer para as regiões e países em que habitualmente residem e trabalham, criando empregos e fabricando os seus produtos com mão de obra local, como faz attega, em Sevilha e em Ubrique (Cádiz).

Nesse sentido, vale ressaltar que o setor da moda na Andaluzia, Espanha, não é apenas um dos setores que gera riqueza e emprego, mas também contribui para valorizar a marca da região e converter-se em embaixadora até mesmo do país. Algo que também acontece em Portugal, onde a moda portuguesa, fora do seu país, é um exemplo da qualidade nos materiais e no acabamento das peças de vestuário.

 

Empresas selecionadas pelo projeto INTREPIDA plus que desfilaram no CODE 41, na XV Semana da Moda da Andaluzia:

 

Desfile da attega, de Gabriela Flores – Fotos: © Lolo Vasco/ Tres Culturas

A empresa attega, que é desenvolvida por Gabriela Flores (Sevilha, 1997), apresentou uma coleção que nos convida a sonhar com uma primavera-verão cheia de sol e momentos descontraídos.

Ciente do efeito que as cores exercem no nosso humor, a attega aposta em cores como cor-de-rosa ligeiramente purpúreo, os amarelos e especialmente o branco para as calças, que são largas e de algodão.

Entre os tecidos destaca-se o tricô, o algodão liso e os tecidos impressos à mão, usando a técnica Shibori.

A empresa attega irrompeu no mercado dos complementos com bolsas para senhora, que são renovadas a cada temporada, e, para esta, seleciona a ráfia para a criação de bolsas leves, agradáveis ao toque e feitas artesanalmente.

Em suma, a coleção incentiva-nos a ser cientes do valioso que é pararmos e relaxarmos para tomarmos uma maior consciência do momento em que vivemos.

 

Desfile da ANULA Company, de Paula Pérez e Andrea Pareja – Fotos: © Lolo Vasco/ Tres Culturas

ANULA Company, coordenada conjuntamente por Paula Pérez (Córdoba, 1987) e Andrea Pareja (Córdoba, 1992), na sua oficina em Córdoba, apresentou-nos a nova coleção, que tem o título “Resiliência”, como reflexão após um ano que tem sido um desafio para todos e também para o seu trabalho.

Essa proposta para a primavera-verão de 2021 segue a filosofia que rege a marca: moda sustentável feita em Espanha, de forma ética e apostando pela mudança necessária dentro da indústria.

Para esta nova temporada, a marca cordovesa propõe cores vivas como o cor-de-rosa e o cor-de-laranja e um Eco print requintado a cargo da artista onubense Charo Feria, com a qual coincidiram no I Foro Empresarial INTREPIDA plus, organizado em Sevilla.

Charo Feria faz uma estampagem utilizando as plantas que encontra no seu ambiente de trabalho em Huelva, usando uma diversidade de técnicas.

Como contraponto da coleção “Resiliência”, estão as cores básicas, como o branco e o cru, para dar pureza e versatilidade.

Os tecidos com os quais foi feita a coleção são desde o algodão orgânico e o linho reciclado, até um inovador fio de macramé de algodão orgânico, que segue a técnica propriamente dita e que dá vida às peças de roupa, como uma saia apertada que cai pelo corpo.

A coleção é apoiada por duas grandes empresas consolidadas para completar os seus looks. Entre elas a FiligranaArt, empresa de artesanato cerâmico de Logronho, que cria peças artesanais exclusivas e que fornece joias sustentáveis.

Por outro lado, Pitusas, também uma marca cordovesa, que fabrica alpercatas com selo made in Spain e que nos últimos meses tem-se demarcado como referência no mundo da moda do calçado, calçando entre outros, influencers do gabarito de María Pombo.

 

Desfile de Mariana Soares – Fotos: © Lolo Vasco/ Tres Culturas

Mariana Soares (Lisboa, 1997) deslocou-se desde Lisboa para apresentar a sua nova coleção Ataraxia, termo que faz referência a um estado de ânimo que se caracteriza pela tranquilidade e pela ausência de medos.

Como em outras ocasiões, Mariana apresentou peças versáteis que não foram desenhadas para um género em concreto e que se caracterizam, além disso, pelas formas amplas, oversize em algumas delas, uma constante no seu trabalho.

Esta coleção oferece conforto, relax e um jogo divertido com diferentes proporções. Entre os tecidos que usou, não pôde faltar o crochê à mão com fios fornecidos pela empresa portuguesa Rosários4, que oferece fios certificados GOTS.

Mariana usa o tricô para roupas menos convencionais, como são as calças que apresentou, conseguindo movimento e versatilidade.

Nesta coleção, ela enfoca duas peças de vestuário, que, para ela, são fundamentais em qualquer guarda-roupa: a camisa e o casaco, roupas que reinventa, dando-lhes a sua própria visão.

A paleta de cores que predomina na coleção lembra-nos as frequentes visitas que Mariana faz ao oceanário de Lisboa. Assim, predominam os azuis, os cinzas, o branco e, como contraste, a cor-de-laranja.

Entre os tecidos, destacam-se as matérias-primas sustentáveis como o linho, o algodão orgânico e o Lyocell. Todos os materiais são reutilizados na criação de complementos.

A coleção de Mariana contou com a colaboração da empresa portuguesa de calçado Marita Moreno, uma referência em sapatos made in Portugal que cuida de todos os detalhes sem serem demasiado estritos com a moda para criar peças intemporais.

Todas as desenhadoras fazem referência à sua aprendizagem durante um ano de confinamento, que ainda continua, de forma mais severa, em Portugal. As coleções passam-nos mensagens de otimismo, de calma, de regeneração e de aprendizagem, em qualquer situação que tenhamos de fazer frente.

 

Fotos: © Lolo Vasco/ Tres Culturas

 

A Fundación Tres Culturas del Mediterráneo é a Principal Beneficiária do projeto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes parceiros de Espanha e de Portugal:  Mancomunidad Condado de Huelva, Diputación de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e do Município de Faro. O projeto INTREPIDA plus tem financiamento europeu do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP).

Clique aqui para mais informações sobre INTREPIDA plus
Clique aqui para mais informação sobre o CODE 41

 

Mais informação sobre as empresas:

ANULA Company

anulacompany.com

[email protected]

@anulabrand

 

Colaborações:

Charo Feria

[email protected]

@charoferia

Filigranaart

filigranaart.com

@filigranaArt

Pitusas

pitusas.es

@pitusas Espanha

Mariana Soares

@ikigaiknits

[email protected]

Colaborações:

Rosários4

rosarios4.com/

@rosarios_4

Marita Moreno

maritamoreno.com/

Instagram: @maritamoreno_pt

Attega

www.attega.es/

@attega_

em [email protected]

 

 

 

 

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