Portimão vai ter férias inclusivas durante a pausa escolar da Páscoa

Projeto visa ajudar as famílias que tenham crianças e jovens com necessidades específicas

A Câmara de Portimão vai lançar, pela primeira vez, um projeto de férias inclusivas, durante a pausa escolar da Páscoa, destinado a alunos que frequentam os centros de aprendizagem especializados na multideficiência e/ou autismo (CAE).

Podem também participar outros jovens do concelho que, mesmo que não frequentem estes equipamentos, «possam carecer dessa necessidade, por forma a garantir a sua ocupação e apoiar as respetivas famílias».

Esta iniciativa começa a 29 de Março, prolonga-se até 1 de Abril, e «tem em linha de conta os agregados familiares que, durante o período da pausa escolar, devido à Páscoa, precisam de assegurar o bem-estar e qualidade de vida das suas crianças e jovens, devido ao facto de terem dificuldades em conciliar a realidade familiar com a atividade profissional», explica a Câmara de Portimão.

Para implementar o projeto, «foi celebrado um protocolo de cooperação e parceria entre o Município de Portimão e os Agrupamentos de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, Manuel Teixeira Gomes e da Bemposta, onde funcionam os CAE, reunindo todas as condições necessárias ao desenvolvimento deste apoio, que também abrangerá a interrupção letiva a ocorrer no próximo Verão e no Natal».

Para o período da interrupção letiva de Verão, o Município renovou ainda o seu apoio à associação Teia d’Impulsos que, desde 2018, tem vindo a desenvolver um meritório trabalho junto de crianças e jovens com necessidades especiais, através do projeto FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia.

As inscrições para as férias inclusivas na interrupção letiva da Páscoa estão já abertas, incluindo um conjunto de atividades terapêuticas e lúdico-pedagógicas, a funcionar das 9h00 às 16h00 nos três Agrupamentos de Escolas parceiros desta iniciativa, com apoio de refeição.

As crianças e jovens que já frequentam os estabelecimentos de ensino devem fazer a sua inscrição junto dos mesmos, enquanto aqueles que atualmente já não frequentam qualquer estabelecimento escolar podem inscrever-se junto dos serviços da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde – Unidade de Saúde e Cidadania da Câmara Municipal de Portimão, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas pode ser utilizado o e-mail [email protected] ou os números de telefone 282470830 e 282470857.

 



Comentários

pub