Património arquitetónico de Lagos vai ser estudado pela Faculdade de Arquitetura

Alunos e professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa vão desenvolver projetos e estudos sobre Lagos

Muralha de Lagos – Imagem de Arquivo – Foto: Hélio Ramos

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa vai estudar o património arquitetónico de Lagos, ao abrigo de um protocolo a celebrar entre  a Câmara de lacobrigense e a Instituição de Ensino Superior lisboeta.

O acordo entre as duas entidades visa «o desenvolvimento de projetos e estudos de investigação sobre a conservação e valorização do património arquitetónico do município», segundo a Câmara de Lagos.

«No foco das atenções dos professores e alunos do Curso de Mestrado da referida faculdade vão estar, para já, os conjuntos e sítios junto à muralha poente da cidade de Lagos, bem como o Parque Dr. Júdice Cabral (vulgo “Parque das Freiras”), por se tratar de uma zona de Unidade de Intervenção no âmbito do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana», revelou.

«O interesse deste território para o desenvolvimento de projetos académicos resulta do facto de permitir perspetivar intervenções onde se combinam a componente da reabilitação do património, arranjos de espaço público e projetos de arquitetura», acrescentou a autarquia.

A Câmara designou um interlocutor que acompanhará as visitas dos alunos e professores a Lagos. Outro dos apoios «será a disponibilização de toda a documentação necessária, como bases tipográficas, planos e projetos existentes para o local».

Para Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos, «esta é uma oportunidade muito interessante de criar uma ponte que permita colocar os académicos a olhar e a pensar a cidade, com tudo o que isso implica em termos da possibilidade de surgirem propostas mais livres e inovadoras».

 



Comentários

pub