Nova ponte sobre o Gilão já abriu ao público em Tavira

Nova ponte foi muito contestada, mas não deixou de avançar

Nova Ponte Tavira – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

A nova ponte sobre o Gilão, no centro de Tavira, abriu hoje ao público, tornado-se mais uma alternativa para atravessar o rio, nesta zona nobre da cidade.

Depois de mais de um ano de trabalhos, que custaram cerca de 1,47 milhões de euros, e de muita contestação, que levou um movimento de cidadãos, o Tavira Sempre, a tentar travar o avanço da obra, a nova travessia é uma realidade.

«A partir desta noite, a iluminação da nova ponte sobre o Rio Gilão será ligada. O atraso nos processos de certificação e de contrato de energia elétrica, os quais estavam dependentes de entidades externas, condicionou a sua abertura. Mas superada esta situação, amanhã, dia 30, todos os tavirenses poderão usufruir desta infraestrutura», anunciou o município de Tavira ontem, dia 29, na sua página de Facebook.

 

Nova Ponte Tavira – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Esta infraestrutura veio substituir a antiga ponte militar, que foi construída em 1990 como solução provisória, na sequência dos danos causados por uma cheia na vizinha ponte romana, numa altura em que não havia alternativas a esta travessia, nas imediações.

Ainda assim, a ponte funcionou durante mais de 25 anos, acabando por se degradar muito, o que fez a Câmara optar por um investimento avultado para a substituir, desta feita, por uma ponte definitiva.

O projeto da ponte esteve, ainda assim, longe de ser pacífico, com o Tavira Sempre a alegar que não se enquadrava com a estética da zona e que só serviria para trazer mais carros para a Baixa, entre outras críticas.

Da parte da Câmara, chegou sempre a garantia de que a infraestrutura se enquadraria na paisagem e que respeitaria o centro histórico.

 

 



Comentários

pub