Museu Municipal de Tavira reabre com projeto “Contra-parede”

Museus podem reabrir dia 5 de Abril, de acordo com o plano de desconfinamento

O projeto “Contra-parede”, de Hugo Dinis com obras em diálogo dos artistas Ana Vidigal, Nuno Nunes-Ferreira e Pedro Gomes, é inaugurado no dia 10 de Abril, no Museu Municipal de Tavira. 

Os museus podem reabrir dia 5 de Abril, de acordo com o plano de desconfinamento já apresentado pelo Governo, pelo que este projeto marcará a reabertura deste espaço cultural tavirense.

«Partindo de uma discussão alargada em torno da parede como lugar privilegiado para a intervenção no espaço público, os artistas propõem questionar o espaço arquitetónico em que as obras são apresentadas», diz a Câmara de Tavira.

«Considerando, simultaneamente, o espaço social, histórico, cultural e político em que os equipamentos museológicos se inserem, as obras promoverão um diálogo frutífero sobre o papel da arte junto das comunidades locais em que se apresentam», acrescenta.

Ana Vidigal, atendendo às questões domésticas e feministas do seu trabalho, desenvolveu obras que implicam um humorístico sentido político e que indagam o debate pertinente entre os domínios público e privado.

Através da intervenção em tijolos e ladrilhos em barro manufaturado de Santa Catarina da Fonte do Bispo, a artista utiliza a cultura popular local em prol de um discurso inclusivo sobre a igualdade e a diversidade.

«Nuno Nunes-Ferreira, com recurso ao seu imenso arquivo de jornais e revistas, realizou um mural, intitulado “A palavra”, que alude às questões políticas do Estado Novo e a prevalência da liberdade, onde a voz e o discurso individual se encontram como um bem comunitário», enquadra a autarquia.

O artista irá apresentar, também, a obra inédita “Abate da frota pesqueira” que, através da construção de um muro de dossiês provenientes do arquivo da Associação de Conservas de Peixe e da apresentação do Diário da República de 1986, em que foi publicado o diploma para o abate de barcos, faz referência à política portuguesa sobre os recursos marítimos.

Também do mesmo artista, será apresentado o vídeo “Vírus” que estabelece a contemporaneidade da exposição neste tempo de pandemia.

Pedro Gomes expõe desenhos por módulos, imagens que se podem estender como papel de parede, que confrontam o espaço arquitetónico por meio de representações dos dispositivos históricos museográficos recorrentes entre o século XIX e o cubo branco do século XX. Nesta grande instalação, as linhas dos desenhos tornam-se formas e espaços tridimensionais que submergem o espetador. O artista exibe, ainda, um mural realizado com papéis químicos, revelando, deste modo, a sua metodologia de trabalho.

Adicionando o prefixo “contra” a “parede” recorre-se, ironicamente, à contradição para infringir um confronto com as instituições que se erguem por intermédio das estruturas arquitetónicas e dos seus significados de poder. Ao cobrir a parede e ao ocupar a quase totalidade do espaço expositivo, as obras presentes, no projeto Contra-parede, conquistam espaço de visibilidade que, através da intervenção ativa dos artistas e do público como espetadores informados, se revelam espaços subvertidos de contrapoder.

A exposição poderá ser visitada até dia 10 de Julho, de terça a sábado, entre as 9h15 e as 16h30.

A entrada é livre.

O acesso ao Museu Municipal de Tavira encontra-se condicionado aos aspetos de segurança individual e lotação máxima nas salas de acordo com as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara.

 



Comentários

pub