Mini série de entrevistas mostra como “Não há Simão sem vulcão”

Simão transformou a sua paixão pelos vulcões em conhecimento científico, com factos e dados sempre atualizados

“Não há Simão sem vulcão”. Este é o título de uma mini série, que tem um conjunto de pequenas entrevistas, em que o protagonista é Simão Pedro Freitas, um utente do Fórum Socio-Ocupacional da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) que também é apaixonado por vulcões. 

Na verdade, como mostram os vídeos, Simão transformou a sua paixão pelos vulcões em conhecimento científico, com factos e dados sempre atualizados.

Esta Atividade Socialmente Útil (ASU) desenvolvida pelo especialista em vulcões, desde 2016, é fruto de uma parceria estabelecida entre a ASMAL e o Centro Ciência Viva do Algarve.

«Aliás, toda a ASU tem como objetivo promover a inserção profissional, o apoio e a inclusão social dos utentes da ASMAL, sendo que, em retorno, estes prestam um contributo cívico a favor da comunidade onde se inserem», diz a ASMAL.

Hoje, no CCVAlg, Simão Freitas é considerado um consultor da equipa para a vulcanologia, sendo convidado a partilhar os seus conhecimentos com o público, sobretudo o escolar, através das atividades sobre “Erupções Vulcânicas” que este centro propõe.

A ideia de dar voz ao vulcanólogo por meio de uma série de entrevistas, surgiu como uma alternativa para não quebrar esta ligação interrompida, em 2020, pela entrada em vigor do estado de emergência.

Assim, têm-se sucedido os episódios, ora gravados no CCVAlg, quando o estado do país o permite, ora por videoconferência, num trabalho colaborativo entre a equipa do CCVAlg, os seus voluntários europeus, acompanhados pela ECOS e DYPALL, e a equipa da ASMAL.

Para seguir todos os episódios da mini-série, clique aqui.

 



Comentários

pub