Mesmo sem Semana Académica, AAUAlg prepara Bênção das Pastas para Maio

AAUAlg quer fazer, em Outubro, uma Receção ao Caloiro maior…se for possível

Flávio Costa|Foto de Arquivo

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) está a preparar a realização da Bênção das Pastas em Maio, se a pandemia deixar. Esta é uma maneira de a AAUAlg tentar contornar o facto de não poder realizar, pelo segundo ano consecutivo, a Semana Académica.

Ao Sul Informação, Vítor Pereira, que tomou posse como novo líder da AAUAlg no passado dia 3 de Março, explicou que a realização da Bênção das Pastas é algo que «está a ser preparado» pela Associação.

Por enquanto, ainda não há luz verde, mas o objetivo passa por realizar um evento que cumpra todas as regras sanitárias e que possa «ser aberto tanto aos alunos finalistas deste ano, como aos do ano passado que ficaram impossibilitados de terem esta cerimónia», disse.

O que já é certo é que este ano, pelo segundo ano consecutivo, não haverá Semana Académica devido à «atual situação epidemiológica».

Apesar do cancelamento desta iniciativa, a nova direção da Associação Académica tem um plano delineado: «a nossa ideia é realizar, em Outubro, uma Receção ao Caloiro maior. É a nossa vontade, mas não sabemos se será possível».

 

 

Depois da saída de Raquel Jacob, Vitor Pereira tornou-se presidente da AAUAlg, numas eleições em que só houve uma lista a votos e que decorreram online.

Em declarações ao Sul Informação, o estudante de Engenharia Informática, que pertenceu à AAUAlg em anteriores direções, como a de Pedro Ornelas, explicou que se decidiu candidatar porque viu que a Associação Académica «precisava de alguém que a conhecesse».

Além da aposta em áreas como a «melhor comunicação com o estudante», uma das áreas de intervenção será «a sustentabilidade financeira, um ponto chave no qual estamos a trabalhar», segundo o novo presidente.

A isto juntam-se iniciativas como a criação de dois concursos online (um de exposição de trabalhos de alunos e outro de vídeo e fotografia), o aumento da variedade do número de eventos, apostando em áreas como a comédia, e um concurso de talentos, o “UAlg Got Talent”.

No que diz respeito à empregabilidade e empreendedorismo, a direção de Vítor Pereira quer apostar em palestras e workshops, olhando, por exemplo, para os moldes das “TED Talks” e fortalecer a ligação com o CRIA – Divisão de Transferência e Tecnologia e Empreendedorismo da UAlg e o Gabinete Alumni da UAlg.

Por fim, na área da ação social, o objetivo passa por dar continuidade ao processo de atribuição de bolsas de estudo, por parte da AAUAlg, realizar uma feira do livro solidária e «pugnar para que haja um alargamento do horário de funcionamento dos bares».

 

 



Comentários

pub