Loulé está instalar uma rede de 20 percursos cicláveis, com um total de cerca de 900 quilómetros de extensão, que constituirão o Centro Cycling’Portugal que a Câmara louletana irá criar em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A rede «integrará 3 “portas”, ou seja, pontos de partida e chegada dos itinerários», a principal em Loulé e as outras duas em Alte e no Ameixial.
A aposta da Câmara de Loulé é justificada com o aumento da utilização da bicicleta no turismo ativo de lazer, em contacto com a natureza, nos últimos anos.
«Neste contexto, o município tem vindo a trabalhar há já algum tempo na definição de uma rede de percursos cicláveis de acesso alargado e adequado à experiência e condição física e técnica de cada ciclista», revelou a Câmara de Loulé.
«No entanto, esta rede foi idealizada e pensada para que a maioria dos seus percursos possam ser realizados também a andar ou a correr, o que permitirá criar no futuro novas parcerias e aumentar a oferta para a prática da atividade física informal no município, seguindo o lema “Andar Correr Pedalar”», acrescentou.
A infraestrutura que está a criada «destina-se ao ciclismo de recreio e lazer, para a prática em famílias ou entre amigos, levando os utilizadores a percorrer todo o território do Litoral à Serra, passando pelo magnífico Barrocal, descobrindo as belezas naturais, os pontos mais emblemáticos, históricos e patrimoniais do concelho».
«O Centro Cyclin´Portugal Loulé será inequivocamente uma excelente forma de promover e atrair mais pessoas a visitar o território e posicionar Loulé num destino apetecível para este setor do turismo. Temos um interior magnífico, ainda pouco conhecido, com estrada que oferecem qualidade e segurança a quem circula. Acreditamos que aliar as potencialidades naturais e patrimoniais à atividade desportiva e de lazer poderá ser um passo importante na promoção turística do concelho, bem como na sua diversificação», acredita Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.
O levantamento prévio de toda a rede de percursos já foi realizado, «bem como a auditoria inicial por parte da UVP/FPC, cumprindo os requisitos necessário. Neste momento está a proceder-se à marcação física e permanente, com a colocação de poste e sinalética específica nos locais. O projeto será ainda sujeito a uma auditoria final para designação e numeração dos percursos e consequentemente atribuição do certificado de homologação e respetivo selo».
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