Loulé criar Centro Cycling para atrair turismo desportivo e de lazer

Serão criados 20 percursos cicláveis com um total de 900 quilómetros

Loulé está instalar uma rede de 20 percursos cicláveis, com um total de cerca de 900 quilómetros de extensão, que constituirão o Centro Cycling’Portugal que a Câmara louletana irá criar em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A rede «integrará 3 “portas”, ou seja, pontos de partida e chegada dos itinerários», a principal em Loulé e as outras duas em Alte e no Ameixial.

A aposta da Câmara de Loulé é justificada com o aumento da utilização da bicicleta no turismo ativo de lazer, em contacto com a natureza, nos últimos anos.

«Neste contexto, o município tem vindo a trabalhar há já algum tempo na definição de uma rede de percursos cicláveis de acesso alargado e adequado à experiência e condição física e técnica de cada ciclista», revelou a Câmara de Loulé.

«No entanto, esta rede foi idealizada e pensada para que a maioria dos seus percursos possam ser realizados também a andar ou a correr, o que permitirá criar no futuro novas parcerias e aumentar a oferta para a prática da atividade física informal no município, seguindo o lema “Andar Correr Pedalar”», acrescentou.

A infraestrutura que está a criada «destina-se ao ciclismo de recreio e lazer, para a prática em famílias ou entre amigos, levando os utilizadores a percorrer todo o território do Litoral à Serra, passando pelo magnífico Barrocal, descobrindo as belezas naturais, os pontos mais emblemáticos, históricos e patrimoniais do concelho».

«O Centro Cyclin´Portugal Loulé será inequivocamente uma excelente forma de promover e atrair mais pessoas a visitar o território e posicionar Loulé num destino apetecível para este setor do turismo. Temos um interior magnífico, ainda pouco conhecido, com estrada que oferecem qualidade e segurança a quem circula. Acreditamos que aliar as potencialidades naturais e patrimoniais à atividade desportiva e de lazer poderá ser um passo importante na promoção turística do concelho, bem como na sua diversificação», acredita Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

O levantamento prévio de toda a rede de percursos já foi realizado, «bem como a auditoria inicial por parte da UVP/FPC, cumprindo os requisitos necessário. Neste momento está a proceder-se à marcação física e permanente, com a colocação de poste e sinalética específica nos locais. O projeto será ainda sujeito a uma auditoria final para designação e numeração dos percursos e consequentemente atribuição do certificado de homologação e respetivo selo».

 



Comentários

pub