Lagoa investiu mais de 3 milhões de euros na educação em 2020

Educação é uma das prioridades de Lagoa, cidade educadora

A Câmara de Lagoa investiu, durante o ano de 2020, 3,12 milhões de euros na área da educação, que este município «continua a eleger como uma das suas prioridades».

Segundo nota da autarquia, o município «tem vindo a priorizar, ao longo dos últimos anos, uma política de proximidade e de verdadeira cooperação com a comunidade escolar, numa clara aposta na educação das novas gerações».

A diversidade da oferta educativa e a promoção de programas de resposta específica, em áreas estruturantes, tais como o “Portal Bullying”, “Aprender+”, “Lagoa a Ler”, “EPIS”, têm vindo a potenciar o enriquecimento curricular, social e pessoal das crianças e jovens do concelho.

À promoção destes programas, juntam-se ainda os projetos nas áreas da psicomotricidade, da psicologia, neuropsicologia, terapia da fala, mediação escolar, prevenção da violência escolar, música no pré-escolar e 1º ciclo.

Além da ação social escolar, dos transportes escolares, refeições, prolongamento de horário e enriquecimento curricular, o município também tem investido na construção, manutenção e apetrechamento das escolas do concelho.

«Consciente do papel fundamental que o Município pode desempenhar nas áreas da formação pessoal, social e académica dos cidadãos e das cidadãs, temos vindo a reforçar a nossa dimensão de instituição parceira da escola e das famílias», afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

A maior fatia deste investimento foi canalizada para os estabelecimentos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, onde foi aplicado mais de um milhão de euros (1 037 269).

Da verba total investida no setor da educação, a contratação de pessoal não docente absorveu mais de meio milhão (551 840 euros).

Já o prolongamento de horário da componente de apoio à família captou mais de um quarto de milhão (253 433 euros), enquanto a ação social escolar ficou com quase outro quarto de milhão (217 055 euros).

O restante foi investido em transporte escolar, equipamentos escolares, mobiliário, economato, material pedagógico, nos projetos já referidos, entre outras despesas diretas e indiretas com a educação.

 

 



Comentários

pub