Investimento da Câmara de Portimão no “PTMàMESA” gera «o dobro para a economia local»

Câmara investiu 60 mil euros e os estabelecimentos aderentes faturaram 130 mil

Cada euro investido pela Câmara de Portimão no projeto municipal de entregas gratuitas de refeições “PTMàMESA” «gerou o dobro para a economia local», revelou a autarquia portimonense.

As perto de sete mil entregas de refeições que foram financiadas pela Câmara «traduziram-se em cerca de 130 mil euros», em apenas dois meses, para o conjunto dos 76 restaurantes e pastelarias inseridos na plataforma.

«Esta medida municipal de apoio indireto à restauração está a ter um impacto bastante positivo na faturação dos estabelecimentos aderentes e, desde o arranque, já corresponde a mais do dobro do valor que a autarquia decidiu investir para os três meses do projeto».

Com o serviço “PTMàMESA”, que está disponível aqui, o cliente tem a possibilidade de encomendar, e também pré-encomendar, os pratos e doces prediletos, no valor mínimo de 5 euros, escolher o método de pagamento e aguardar a respetiva entrega no conforto do seu lar, sem desembolsar qualquer taxa adicional.

«O município de Portimão irá continuar a assumir até meados de Abril próximo o custo das comissões e taxas associadas ao serviço, tendo disponibilizado para o efeito uma verba na ordem dos 60 mil euros, que inclui as entregas gratuitas, a criação da página Web e App PTMàMESA e a mensalidade de cada estabelecimento presente na plataforma», segundo a Câmara de Portimão.

 

 

Do cardápio do PTMàMESA, fazem parte propostas gastronómicas variadas, «com destaque para a cozinha tradicional portuguesa, bem como para as culinárias brasileira, indiana, japonesa, italiana, chinesa e do Médio Oriente, sem esquecer a comida vegetariana e saudável, a pastelaria, os snacks, o churrasco e os hamburgers, as tapas e os petiscos».

A Câmara de Portimão salienta «a significativa percentagem de restaurantes tradicionais aderentes, os quais aproveitaram a oportunidade para dinamizar a sua atividade, alguns deles com estreia absoluta nas vendas online, beneficiando durante este período da ausência de pagamento de quaisquer comissões para utilizar o serviço».

Desta forma, o projeto serviu como «um verdadeiro balão de oxigénio» para os empresários.

«A plataforma conta atualmente com 2552 clientes ativos, cada um dos quais fazendo uma média de 2.74 encomendas, figurando no topo das suas preferências as cozinhas asiática, tradicional portuguesa e italiana», revelou a autarquia.

Desde o início do serviço, 62 por cento das encomendas foram maioritariamente feitas através da app “PTMàMESA”, «com 3366 instalações para Android e 400 para IOS (versão operacionalizada mais recentemente), enquanto a Web representa 27% dos pedidos e o callcenter, através da linha telefónica disponibilizada, é responsável por 4% das encomendas».

«Foram contabilizadas até ao momento 6.994 entregas de refeições ao domicilio (3032 ao almoço e 3962 ao jantar), não só na zona da cidade de Portimão (72%), como também nas freguesias de Alvor (11%) e Mexilhoeira Grande (6,6%), uma vez que o PTMàMESA assegura este serviço nas três freguesias do concelho, através da sua equipa de distribuição», acrescentou a Câmara de Portimão.

 

 

Em regime de part-time ou a tempo inteiro, o projeto conta atualmente com 12 agentes de distribuição ativos, «tornando-se numa solução temporária de trabalho».

«Da equipa fazem parte jovens ainda a estudar ou a concluir os seus cursos, assim como pessoas que viram a ocupação profissional ser reduzida ultimamente, tendo sido forçadas a procurar outras fontes de rendimento. Existem mesmo colaboradores que ficaram no desemprego ou cujas empresas contratantes optaram pelo layoff, tendo-se dedicado à distribuição de modo a auferir um salário relativamente confortável», diz a autarquia.

Face ao aumento sustentado da procura, «continua em aberto o reforço da equipa, podendo igualmente integrar a rede de distribuição taxistas ou empresas de transferes que presentemente se ressentem da crise no turismo desencadeada pela pandemia, bastando preencher o formulário online disponível na respetiva plataforma».

Os interessados em solicitar informações adicionais ou esclarecer quaisquer dúvidas sobre este apoio ao setor da restauração local devem recorrer ao Whatsapp, através do número 912 945 135.

Quanto aos restaurantes que desejem aderir ao PTMàMESA e beneficiar das condições especiais proporcionadas pelo serviço, poderão fazê-lo de forma gratuita, preenchendo o formulário disponível aqui.

O projeto faz parte do programa camarário “Portimão Dá a Mão à Economia Local”, criado com o objetivo de ajudar as empresas e as famílias a atenuar os efeitos nefastos da atual pandemia, através de uma parceria com a empresa Comidas.pt, sediada na incubadora municipal StarUp Portimão.

 

 



Comentários

pub