Início da vacinação de profissionais de escolas faz deste um «fim de semana especial»

2400 professores e funcionários das escolas foram vacinados este sábado no Algarve

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

Este foi «um fim de semana especial» para o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal. A vacinação de professores e funcionários das escolas arrancou este sábado, prosseguiu este domingo, e Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, Inês Ramires, secretária de Estado, e Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, estiveram em Faro para ver como a Escola Secundária Pinheiro e Rosa se transformou num centro de vacinação.

Tiago Brandão Rodrigues que, à chegada, foi recebido por representantes do Sindicato dos Professores da Zona Sul, pedindo mais investimento no setor da educação, percorreu os corredores da escola, cumprimentando as muitas dezenas de professores que foram convocados para receber a vacina este domingo.

 

Tiago Brandão Rodrigues à chegada – Foto: Nuno Costa|Sul Informação

 

A nível nacional, adiantou Tiago Brandão Rodrigues, ontem, foram 44 mil as vacinas administradas. Para o ministro, este «é um número importante» que «dá esperança» e que deverá ser «multiplicado por dois» este domingo.

Já no Algarve, revelou Paulo Morgado, presidente da ARS, foram vacinadas, no sábado, 2400 pessoas.

«Ontem, entre as pessoas que tinham agendamento, cerca de 20% não compareceram o que é um bocadinho menos do que os mais pessimistas podiam esperar. Há sempre pessoas que, por vários motivos, não podem vir, mas hoje estamos a recuperar a afluência de ontem. Só hoje, ao final do dia, vamos ter essa perceção, mas as pessoas aderiram dentro das expetativas», referiu este responsável.

No total, revelou Paulo Morgado, «cerca de 4700 pessoas no Algarve terão recebido SMS para virem à vacinação este fim de semana».

Na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, o ambiente era de «serenidade», uma palavra repetida várias vezes por Tiago Brandão Rodrigues, que perguntou várias vezes se «tudo correu bem?». A resposta foi sempre positiva.

 

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

 

Percorridos os corredores da escola, até à sala de recobro, onde os professores e funcionários, depois de receberem a vacina, devem aguardar 30 minutos para se avaliar se há reações adversas, o ministro da Educação apelou a que os portugueses aceitem e adiram à vacinação contra a Covid-19, quando forem chamados, até porque se trata de um gesto «altamente altruísta».

«É também através deste altruísmo que nos vacinamos por nós, mas também pelos nossos vizinhos, pelos nossos familiares, pelos nossos pais, pelos nossos filhos, pelos nossos alunos e por aqueles que trabalham connosco», destacou.

Por seu lado, Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, considerou que este fim de semana é «mais um degrau» de uma escadaria que termina com a imunização contra a Covid-19 e que «há muitos degraus que ainda vamos ter de superar».

 

Gouveia e Melo – Foto: Nuno Costa|Sul Informação

 

O responsável disse estar «bastante contente» com a forma como decorreu o fim de semana, até porque as escolas «fazem parte das diferentes soluções que temos de testar [como espaços de vacinação] e, uma vez testadas, funcionaram muito bem e estão a funcionar muito bem».

Isso, realça Gouveia e Melo «dá confiança para termos diversas soluções para escalar o processo, quando assim for necessário, para mais de 100 mil vacinas por dia» e que, no Algarve, pode ascender a 2000 vacinas diárias.

Um processo que vai precisar de mais profissionais de saúde a nível nacional. «Quantos? É o que nós estamos a apurar neste momento», adiantou.

 

 

 



Comentários

pub