Huelva faz “lobby” pela ligação ferroviária de alta velocidade ao Algarve

Huelva está interessada, mas o Governo central espanhol não

Os autarcas de Huelva aprovaram, por unanimidade, uma moção que defende a construção da ligação ferroviária por alta velocidade com o Algarve e instam a Junta de Andaluzia a pedir que a obra seja incluída nos fundos europeus Next Generation, para que a infraestrutura seja construída assim que possível.

Segundo o jornal Diario de Huelva, na reunião de ontem do Pleno del Ayuntamiento de Huelva, os membros deste órgão, equivalente às Assembleias Municipais portuguesas, votaram todos favoravelmente uma proposta do grupo socialista, de apoio à reivindicação da Cámara Oficial de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Huelva para construção da ligação.

Um consenso alargado que Gabriel Cruz, alcaide de Huelva, saudou, tendo em conta que, numa primeira tentativa, o Adelante Huelva «frustrou a posição institucional que tinha sido planeada de antemão, apesar de se ter alcançado a unanimidade durante o debate», segundo o jornal andaluz.

«É fundamental que Huelva tenha uma só voz para se bater por algo essencial para o seu progresso», defendeu o autarca espanhol.

Apesar da pressão que as forças políticas de Huelva pretendem exercer, com esta tomada de posição, do Governo central espanhol não chegam sinais de que haja interesse em investir nesta ligação.

Pelo menos foi isso que afirmou Pedro Nuno Santos, ministro português das Infraestruturas e da Habitação, numa audição parlamentar.

O ministro assegurou que o Governo português é totalmente a favor desta ligação, considerando, mesmo, «incompreensível que o corredor Mediterrâneo termine em Huelva e não seja estendido até ao Algarve e que não se dê uma oportunidade de o Algarve poder beneficiar de uma ligação que traga um conjunto de turismo».

«O problema é que os espanhóis não têm revelado nenhum interesse e isso dificulta muito o nosso trabalho. Nós não conseguiremos fazer uma ligação a Huelva se os espanhóis não quiserem», afirmou o governante.

 

 



Comentários

pub