Governo só avalia novas regras de desconfinamento no dia 1 de Abril

Revelou hoje Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência

O Governo anunciou hoje o prolongamento das atuais regras em vigor no plano de desconfinamento e que só vai definir as regras após a Páscoa na próxima semana, no dia 1 de Abril.

«O Governo hoje decidiu de forma eletrónica prorrogar o atual decreto até 5 de Abril e decidir apenas quais são as regras a partir de 5 de Abril no próximo dia 1 de Abril, a próxima quinta-feira. Significa que vamos decidir com base em dados mais atuais e mais próximos da realidade nesse dia. Esta é uma decisão de cautela e de alerta quanto às condições que temos de garantir para poder prosseguir o plano de desconfinamento», afirmou a ministra da Presidência.

Numa conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva adiantou também que Portugal está neste momento com uma incidência acumulada a 14 dias de 67,7 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissão (Rt) de 0,81.

«O percurso mostra que temos condições para continuar o plano de desconfinamento, mas também mostra que nos temos aproximado de forma significativa do Rt igual a 1 e que, portanto, precisamos de ter cautela na continuação do plano de desconfinamento», sublinhou.

Destacou a continuidade da proibição de circulação entre concelhos já em vigor e até dia 5 de Abril, lembrando que o facto de o país se encontrar na zona verde da matriz apresentada pelo primeiro-ministro, António Costa, a 11 de Março, no plano de desconfinamento, «não quer dizer que estejamos livre e que todas as atividades estejam abertas».

«As regras são exatamente as mesmas com que vivemos hoje, incluindo-se o prolongamento da proibição da circulação para fora do concelho, que vigora desde as 00h00 horas de hoje até às 23h59 do próximo dia 5 de Abril. O decreto é em tudo o resto igual», disse.

 



Comentários

pub