Fotojornalista português nomeado para World Press Photo participa em tertúlia da ALFA

A iniciativa é integrada no ciclo “Contar Histórias com Fotografia” subordinado ao tema “Fotojornalismo em Portugal”

Foto: Nuno André Ferreira / Lusa

O fotojornalista Nuno André Ferreira, nomeado para o World Press Photo, participa esta sexta-feira, 26 de Março, a partir das 21h00, numa tertúlia online organizada pela ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve. 

A iniciativa é integrada no ciclo “Contar Histórias com Fotografia” subordinado ao tema “Fotojornalismo em Portugal”.

Nuno André Ferreira é um dos nomeados para o prémio de Fotografia do Ano, na 64ª. edição do concurso da World Press Photo, na categoria das notícias locais.

O fotojornalista concorre com a fotografia “Fogo na Floresta”, resultado do trabalho sobre os incêndios numa aldeia do concelho de Oliveira de Frades, em Setembro de 2020. Os vencedores de 2021 serão anunciados no dia 15 de Abril, após a exposição anual com as imagens premiadas.

Nuno André Ferreira, 41 anos, já colaborou com os jornais Correio da Manhã, Record e Jornal de Negócios e trabalha com a agência Lusa desde 2009.

Nos últimos anos participou vários em livros /publicações, como “Dois Anos Depois – Júbilo e Tragédia – Presidência da República” (2018), “140 Manchetes para a História – Correio da Manhã” (2019), “Everydaycovid – Diários fotográficos em estado de emergência” (2020) e “At the Scenes of the Pandemic (International Press Photo Exhibition) – Coreia do Sul” (2020).

Esta segunda tertúlia do ano será emitida como habitualmente a partir da Galeria Arco, na Vila-a-Dentro, em Faro e tem a duração de cerca 50 minutos.

Para participar nesta iniciativa, basta aceder à página de Facebook da ALFA aqui.

Considerado um dos prémios mais prestigiados do campo do fotojornalismo, o World Press Photo foi criado em 1955 em Amesterdão. No histórico de vitórias, alguns portugueses já foram premiados: Eduardo Gageiro, Miguel Barreira, João Silva, Daniel Rodrigues e Mário Cruz.

A ALFA – é uma associação sem fins lucrativos focada na área cultural e criativa com programação e atividade regular desde 2008, que procura a participação e o envolvimento de todos os amantes da fotografia através da organização de formações, exposições e eventos. Dinamizamos parcerias. Dirigimo-nos a todos os fotógrafos, sejam profissionais ou amadores.

 



Comentários

pub