“Faro sob a mira da Inquisição” é tema de palestra

Houve três centenas de processos movidos pela Inquisição contra os farenses

“Faro sob a mira da Inquisição (sécs. XVI-XVIII)”, pelo investigador Daniel Giebels, é o tema da palestra marcada para quarta-feira, dia 31 de Março, às 18h30, em direto no canal de Youtube do Município de Faro.

Assinalando os 200 anos da abolição da Inquisição em Portugal, a palestra integra o ciclo “Investigar, Conhecer e Valorizar…”, sendo promovida pelo Arquivo Municipal de Faro, Biblioteca Municipal e Município de Faro.

Nesta comunicação, Daniel Giebels deter-se-á na análise das mais de três centenas de processos movidos pela Inquisição contra os farenses, entre 1543 e 1799, focando aspetos como o perfil dos réus, os delitos e os agentes eclesiásticos e seculares que colaboraram com o Tribunal.

O Arquivo Municipal de Faro iniciou, durante o ano 2020, o Ciclo de Conferências Investigar, Conhecer e Valorizar, assinalando alguns acontecimentos importantes, a nível religioso, económico, social e político da nossa História local e regional.

Este ciclo tem como objetivo a valorização da História Local, dando a conhecer o trabalho de vários investigadores sobre o concelho, em especial os que tiveram como uma das suas principais fontes de informação os Fundos Documentais do Arquivo Municipal de Faro.

Conheça melhor os serviços do Arquivo Municipal de Faro clicando aqui.

 
 
 



Comentários

pub