A Câmara de Faro vai preparar os seus técnicos para um previsível aumento de problemas de saúde mental, decorrentes da pandemia, através de uma ação de formação que decorrerá na quinta e na sexta-feira, dias 4 e 5 de Março.
A autarquia farense aderiu ao Programa da Associação ManifestaMente para a Capacitação de Dinamizadores Locais nas Autarquias, cujo objetivo é dotar os técnicos municipais de conhecimento, «para que possam lidar de forma eficaz» com as consequências da pandemia.
O programa arranca com uma sessão de capacitação de dinamizadores locais promovida pela associação ManifestaMente, «em que participarão cerca de vinte e quatro técnicos do concelho, entre colaboradores desta autarquia e pessoal técnico de entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social de Faro, que tenham interesse profissional ou pessoal na área da saúde mental e motivação para intervir na comunidade pela autarquia», revelou a Câmara de Faro.
«As vantagens passam pelo aumento da literacia em saúde mental dos colaboradores, com a compreensão do funcionamento dos recursos de saúde mental existentes na comunidade, e fomento da sua capacidade para trabalhar em rede e implementar projetos concretos e com impacto na promoção da saúde mental da população», acrescentou a autarquia.
Esta é uma iniciativa cofinanciada pela Direção Geral da Saúde e que se realiza com o patrocínio do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde e em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve.
Comentários