Faro dá 2500 euros ao RIAS para ajudar a recuperar animais selvagens

Câmara associa-se, desta forma, ao trabalho de preservação da natureza feito pelo Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens

RIAS – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

A Câmara de Faro deu um apoio de 2500 euros ao RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, para «apoiar as atividades desta instituição, nomeadamente o acolhimento e tratamento de animais selvagens e espécies protegidas ou o encaminhamento desses animais para outras instituições, bem como a sua devolução aos habitats naturais, sempre que é possível».

Com este subsídio, aprovado em Reunião de Câmara, a autarquia farense associa-se «ao trabalho de investigação, de preservação da natureza e de sensibilização para as questões ambientais promovido por esta instituição, possibilitando, com a atribuição desta verba, a continuação das suas muitas ações».

Entre 2017 e 2020, o RIAS, que está instalado na sede do Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, recolheu «cerca de 1682 animais provenientes do concelho de Faro, sendo o seu principal foco de ação o Parque Natural da Ria Formosa e os espécimes que ali habitam».

«Tratando maioritariamente aves (89%), mas também répteis (6%), mamíferos (4%) e anfíbios (1%), os técnicos do RIAS desenvolvem ações que permitem conhecer melhor a fauna desta região.

Toda a informação recolhida é enviada para a Rede Nacional de Recolha e Recuperação de Fauna (RNCRF) e são, igualmente, feitasações de educação ambiental e de conservação da natureza», enquadrou a Câmara de Faro.

O RIAS faz parte da Rede Nacional de Centros de Recuperação para a Fauna, coordenada pelo ICNF, e é gerido pela Associação ALDEIA.

 

 



Comentários

pub