Faro cria “Ateliê de Atividades de Memória” para seniores

O caderno foi já enviado, por correio, a cerca de 300 idosos do concelho

Atividades de estimulação cognitiva, baseadas nos monumentos e festas do concelho e, ainda, perguntas sobre as diferentes freguesias de Faro. É isto que tem o “Ateliê de Atividades de Memória P’ra Seniores”, um novo livro de 30 páginas, lançado pela Câmara de Faro, como forma de acompanhar e apoiar os seniores do concelho.

«Este caderno de atividades possibilita assim um envolvimento na vida social e cultural (mesmo que à distância) fundamental para um processo de envelhecimento ativo e com qualidade», diz a Câmara de Faro.

O caderno foi já enviado, por correio, a cerca de 300 idosos do concelho, utentes do Gabinete de Apoio ao Idoso do Município, serviço público local que funciona desde Outubro de 2012 e que se destina ao atendimento específico de munícipes idosos e/ou respetivos familiares residentes no concelho de Faro.

Devido à pandemia, o Município de Faro foi forçado a interromper o “Programa Faro Sénior” e as várias atividades presenciais que promovia junto dos mais idosos.

«No entanto, o Gabinete de Apoio ao Idoso procurou respostas alternativas para contornar o facto de nem sempre poder estar próximo fisicamente dos seus seniores e assim ajudar a resolver os problemas de cada um», diz a autarquia.

Durante o período de confinamento, foram contactados os idosos que já se tinham relacionado com os serviços em ocasiões anteriores e encaminhadas para apoio alimentar ou outros tipos de apoio todas as situações que o justificavam.

Foram ainda instalados equipamentos de teleassistência e atribuídas dezenas de cartões que permitem obter medicação de forma gratuita. São também acompanhados semanalmente, via telefone, os idosos mais sozinhos e foi iniciado o envio de jogos e atividades para casa destes munícipes com o objetivo de se manterem intelectualmente ativos.

 



Comentários

pub