Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA abre curso sobre Turismo de Natureza e Aventura

Ideia do curso começou a ser desenvolvida há um ano

A Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA) abriu um novo curso sobre Turismo de Natureza e Aventura (TNA), no ano em que assinala 15 anos de atividade.

Segundo a escola, esta nova formação tem «o objetivo de criar impacto positivo na região e alavancar serviços diferenciados que garantam experiências únicas a quem nos visita».

O curso, prossegue o estabelecimento de ensino, «surge numa altura em que as instituições turísticas nacionais e internacionais apontam para a procura de novas formas de fazer turismo, assente em modelos inovadores, sustentáveis e equitativos».

A escola lembra que, «há sensivelmente um ano», foi promovida uma primeira reunião «com diferentes parceiros institucionais, empresários e demais interessados, na qual foi apresentada a intenção de dinamizar o curso de TNA».

Essa proposta «foi acolhida e considerada relevante por surgir como uma oferta formativa diferenciada, no sentido de valorizar e dinamizar o potencial com que a natureza nos presenteia nesta zona do Sotavento algarvio e do Baixo Guadiana transfronteiriço».

A EHTVRSA realça que «é notório o entusiamo entre os participantes, cujas motivações são na sua maioria empreendedoras e de prática de um turismo mais sustentável, sendo o curso por si só a oportunidade única para desenvolver experiências pessoais enriquecedoras e de capacitação diferenciada no âmbito de atividades como o birdwatching, canoagem, escalada, entre outras, que serão uma constante, sempre na máxima segurança».

A vertente ambiental, explica a escola, «visa a valorização sustentável dos recursos naturais e é vista como uma oportunidade de valorização das infraestruturas associadas à natureza e aventura, à cultura e ao património».

Nos próximos três semestres, «estes alunos têm a oportunidade de praticar atividades ao longo da GR 15 – Grande Rota do Guadiana e da Rede de percursos pedestres do Baixo Guadiana, assim como experienciar percursos no âmbito da Rede Europeia de Ciclovias, nomeadamente a Rota da Costa Atlântica, que inicia o seu percurso em Vila Real de Santo António».

A EHTVRSA, localizada numa região considerada de baixa densidade populacional, lembra que «desenvolve diversas parcerias locais e regionais com vista à valorização da formação profissional e dos recursos naturais do Sotavento, com especial ênfase em toda a região do Baixo Guadiana transfronteiriço, contribuindo assim para a promoção de uma economia sustentável na região, assente na promoção do estilo de vida mediterrânico, onde se incluem as atividades de lazer e a prática de atividade física regular».

 



Comentários

pub