Edifício do Atlético quase pronto para ser a nova sede da Casa da Cultura de Loulé

Este é um edifício marcante na memória da cidade

As obras de reabilitação do Edifício do Atlético Sporting Clube, na Rua das Lojas, estão quase concluídas. O edifício vai acolher a nova sede da Casa da Cultura de Loulé. 

Segundo a autarquia, esta associação «aguardava há anos por um espaço central, com as condições adequadas para realizar o seu trabalho e vê agora esse projeto concretizado».

«Os trabalhos levados a cabo no local incidiram na adaptação do segundo piso do edifício a um espaço polivalente direcionado para atividades de índole cultural, mantendo as características e o máximo aproveitamento dos elementos existentes, dotando-o de boas condições de utilização a nível estrutural, de salubridade e de conforto», acrescenta.

De resto, «foi feita uma abordagem contemporânea, conciliando valores patrimoniais e simbólicos, como resposta aos novos requisitos funcionais de um espaço ligado à cultura».

A obra significou um investimento municipal de cerca de 360 mil euros.

Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, «este projeto é a concretização de mais uma importante obra de reabilitação do património arquitetónico da cidade de Loulé e o ‘reavivar’ de elementos que fazem parte da memória da comunidade local».

«Depois das intervenções no Solar da Música Nova, transformado agora no Conservatório de Música de Loulé, ou da obra emblemática do Palácio Gama Lobo, que é hoje o núcleo central do projeto Loulé Criativo, damos aqui mais um passo no sentido de devolver à população um edifício que faz parte da história da cidade. E fazemo-lo com os olhos postos naquilo que é a nossa dinâmica cultural, não só em termos programáticos, mas também no apoio ao movimento associativo, neste caso em particular à Casa da Cultura de Loulé», acrescenta.

Espaço marcante na memória da cidade, enquanto polo recreativo, de cultura e debate, este edifício terá nascido no século XIX e foi aí que funcionou como sede do Atlético Sporting Clube, desde 1942 até à extinção desta associação. Bailes, conferências, jogos florais e sessões cinematográficas foram algumas das atividades que marcaram este local.

Também aí existia uma biblioteca com livros censurados, o que mostra bem o papel importante que teve durante o período final do Estado Novo.

 

 



Comentários

pub