Desmantelada rede internacional que traficava droga no Algarve e na Andaluzia

“Cabecilha” do grupo foi detido em Espanha e deverá ser extraditado para Portugal

Dois homens, de 55 e 65 anos, suspeitos de pertencerem a rede de tráfico de droga que operava no Algarve e na Andaluzia, foram detidos, em Quarteira, revelou, esta terça-feira, em comunicado, a Diretoria do Sul da Polícia Judiciária. O “cabecilha” da organização, sedeada na Andaluzia, também foi detido, mas em Espanha.

As detenções foram feitas no âmbito de «uma complexa investigação que se iniciou em 2019, visando um grupo constituído por indivíduos de diversas nacionalidades que atuava na região do Algarve e Andaluzia».

Esta investigação, devido à sua «transnacionalidade», envolveu também a Guardia Civil e o Serviço de Vigilâncias Aduaneiro do Reino de Espanha.

A PJ explica que devido à «forte indiciação», foram emitidos pelas autoridades judiciárias mandados de detenção e de busca domiciliária, em Quarteira, e foi também emitido um mandado de detenção europeu, em nome do «suposto líder da organização», que foi detido pelas autoridades espanholas e deverá ser extraditado para Portugal, seguindo os «trâmites legais do mecanismo de detenção europeia».

Além destas três detenções, estão envolvidos nesta rede mais cinco arguidos, que estão em prisão preventiva.

No âmbito desta investigação, realça a PJ, já tinham sido apreendidos dois barcos de pesca, «diversas viaturas, e 137 fardos de haxixe perfazendo cerca de 5 toneladas».

Os detidos serão presentes no Tribunal Judicial em Faro, para aplicação das medidas de coação.

A investigação ainda prossegue, a cargo da Polícia Judiciária, sendo que, de acordo com esta força de segurança, existem indícios que apontam para uma relação entre esta rede e «outros fenómenos de mesma tipologia em território nacional».

A direção dos inquéritos está a cargo da II secção do DIAP em Faro.

 



Comentários

pub